Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Uma tonelada de vida - um projeto interessantíssimo!

O que fazer para reduzir ao máximo a emissão de carbono que produzimos por ano? Essa é a resposta que a montadora de carros Volvo, a construtora de casas de madeira A-hus e a companhia de energia Vattenfall desejam responder com o projeto One Tonne Life (Uma Tonelada de Vida, em tradução literal). Lançado oficialmente dia 19 de janeiro, as parceiras convidaram a família Lindell (composta de um casal e dois filhos) para viver durante seis meses na casa projetada por eles.
De acordo com a Volvo, uma pessoa emite, por ano, sete toneladas de carbono (o principal gás causador do efeito estufa) e o objetivo da iniciativa é reduzir esse número para uma tonelada – por isso o nome. Para isso, a família Lindell terá que se disciplinar a emitir, no máximo, 80 kg de CO2 por semana. O controle dos cálculos será feito por especialistas da Chalmers University of Technology.
Os Lindell viverão em uma casa de madeira que utiliza um sistema de ventilação e climatização para garantir boa sensação térmica durante as quatro estações do ano de maneira sustentável. O telhado da casa conterá painéis solares que transformarão a luz do sol em eletricidade.
Na garagem, o carro elétrico da Volvo, C30 DRIVe Electric, pode ser recarregado através de uma tomada convencional, sem qualquer emissão do gás. Após oito horas sendo alimentado pela energia das placas fotovoltaicas, o veículo tem autonomia de 150 km.
O imóvel também contará com um mecanismo capaz de monitorar em tempo real o consumo elétrico da família. A solução também orientará os moradores em como usar a energia de forma mais eficiente.
A casa já está sendo construída em Hässelby Villastad, Estocolmo. Serão construídas mais duas casas para demonstração, uma ao lado da casa da família que estará vivendo essa experiência e a outra em Göteborg. Estocolmo foi escolhida, em 2010, como a capital mais verde da Europa.
Fonte: Ecodesenvolvimento.org.br

 

Um comentário:

  1. Se fizerem uma aqui no Brasil, sugiro Ribeirão preto que é quente pra burro e eu me candidato! :)

    ResponderExcluir