Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sábado, 19 de março de 2011

SUPERLUA - um fenômeno natural e romântico

"Neste sábado (19), os astrônomos calculam que a Lua estará a "apenas" 356.577 quilômetros da Terra, a maior aproximação desde 1992. O evento é conhecido como "superlua" e pode ser verificado a olho nu: o satélite natural surge maior e mais brilhante no céu. Para os astrônomos, é um evento menor e recorrente - houve superluas em 1955, 1974, 1992 e 2005.
Mas, na Internet, o fenômeno alimenta teorias apocalípticas: por causa da distância em relação ao nosso planeta, a força da gravidade do satélite natural poderia despertar vulcões, provocar terremotos e afetar o padrão climático da Terra.
A paranoia gira em torno do chamado "perigeu lunar". A Lua descreve em volta da Terra uma órbita elíptica - como um círculo achatado -, e assim a distância entre os astros varia. Perigeu é o ponto mais próximo da Terra. Apogeu é o mais distante. Nas teorias apocalípticas, o perigeu lunar foi responsável pelo tsunami de 2004, que devastou o sudeste asiático, e o ciclone Tracy, que atingiu a Austrália em 1974. Para astrônomos, a associação entre superluas e desastres naturais não passa de paranoia. "É possível que a Lua esteja um quilômetro ou dois mais perto da Terra do que um perigeu normal, mas isso é um evento extremamente insignificante", disse David Harland, historiador do espaço e escritor, ao jornal inglês Daily Mail. Pete Wheeler, pesquisador do Centro de Astronomia de Rádio da Austrália, disse que "não haverá terremotos ou erupções, a menos que eles tenham de acontecer de fato." ( fonte JC Rio Claro)
Com a segurança de que não haverá cataclismas em função do perigeu lunar, vamos observar o fenômeno.

Para os românticos, bons momentos!

3 comentários:

  1. Na questão de beleza, realmente é um belo espetáculo.
    Na visão da paranóia, não sei não, eu nasci em 1955, heheheheh.

    ResponderExcluir
  2. A lua está linda hoje e inspiradora para um bom findi...
    Gostei das informações cientificas .

    ResponderExcluir
  3. Assisti .
    De fato foi muito lindo .

    ResponderExcluir