Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


domingo, 25 de dezembro de 2011

E os cuidados continuam...

O teor dessa postagem pode ser útil para tantos quantos tenham interesse, por qualquer razão, em saber como auxiliar na superação de algumas dificuldades que surgem com a quimioterapia.O texto foi copiado do site "Orientações alimentares para pacientes com câncer e + sugestões".

Sugestões para ajudar na fase de quimioterapia

  • Espere a naúsea passar para alimentar-se. Não fique com fome, alimente-se.
  • Experimente cristais de gengibre para melhorar a naúsea.
  • Os líquidos nessa fase são uma ótima opção: sopas, caldos, sucos… como de laranja é muito bom; chás, água tônica, gelatinas, iogurtes e sorvetes mais leves e de palito.
  • Se gostar de bolos coma sem recheios e coberturas. Biscoitos secos são permitidos: torradas e cereais.
  • Não coma frituras, ou alimentos gordurosos, empanados ou condimentados.
  • Procure não se deitar após as refeições para não sentir-se mal.
  • Nos intervalos das refeições faça um lanchinho, do que tiver vontade de comer.
  • Água de coco é excelente, prefira a industrializada, lave bem a embalagem antes do uso.
  • A polpa da graviola é muito boa, compre a congelada. Higienize a embalagem, em seguida retire e coloque num prato, leve ao micro-ondas por 20 segundos para descongelar. Faça isso para que o seu liquidificador não se estrague. Coloque a polpa no liquidificador, acrescente 1/2 copo de água filtrada, pouco açúcar e liquidifique. Tomar de imediato. Todos os sucos devem ser preparados e tomar em seguida para não perder as vitaminas.
  • Nessa fase de tratamento procure não ficar em aglomerações, não receba visitas com resfriados ou gripadas e se acontecer de alguém da sua casa ficar resfriado, ela deverá usar máscara.
  • Cuide-se: repouso é preciso e faz parte do tratamento.
  • Siga rigorosamente as recomendações dos médicos assim a sua recuperação será rápida.
  • Procure manter a calma, tenha fé e confiançã. Não abandone o tratamento, vá até o final. Lembre-se que depois de curado, você deverá alimentar-se saudavelmente e não engordar. Manter o peso ideal é necessário. A obsedidade é um risco enorme para qualquer tipo de doença. Comida gordurosa é a grande causadora de câncer, já comprovado em pesquisas.

Todos os cuidados devem ser tomados, para ter uma vida longa e com saúde.
Lembre-se que o amanhã será outro dia, e melhor do que foi ontem. E a cada dia passado, a sua cura estará mais perto. Não esmoreça nunca, lute todos os dias! A vida é uma escalada de obstáculos!!!

Uma outra dica importante que me foi passada pelo Hilton Flávio, terapeuta holístico e meu amigo, é de não procurar na Internet, ou em qualquer outra mídia, informações sobre a doença pois, conforme ele e com o que concordo plenamente, o que está na mídia não é sobre você e sim sobre outras pessoas e que não necessáriamente coincidam com o seu caso. Seguir as orientações do seu médico e da equipe que está lhe acompanhando é que dizem respeito a você.

Faz sentido, não?

3 comentários:

  1. Hola Sonia
    Me paso a desearte Feliz año. Espero que el 2012 sea mejor que este. Gracias por poner un traductor en tu pagina, así es mas fácil que con el bing.Porque no se si lo sabes pero no tengo ni idea de portugués.
    También he leído por aquí que tienes a tu marido un poco malito. Desde aquí te mando mucha energía positiva y un deseo enorme de que se recupere pronto.
    Cuidate mucho. Un bessito

    ResponderExcluir
  2. Gracias MEN! Cuidate también e muhas luces en 2012!

    ResponderExcluir
  3. Hola Sonia tienes un bonito espacio.
    que pases unas felices fiestas
    feliz año 2012.
    un abrazo.

    ResponderExcluir