Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


terça-feira, 24 de abril de 2012

Datas comemorativas dedicadas ao livro.

Chamaram-me a atenção vários comentários em alguns blogs que sigo sobre o Dia Internacional do Livro. Desconhecia as datas comemorativas internacional e nacional deste que é o objeto de deleite de tantos quantos viajam através das letras. É claro que, curiosa, fui ao Tio Google que " sabe tudo de tudo". Aí estão alguns dados sobre o Dia Intenacional, Dia Nacional, Dia Internacional do Livro Infantil e Dia Nacional da Literatura Infantil. Achei interessante e postei para compartilhar estas informações. Já pensei em fazer uma campanha em 29 de outubro e arrecadar livros para alguma biblioteca da cidade. Seria uma forma de comemorar, não acham? Achei muito interessante o motivo que levou à escolha de 29 de outubro para o dia nacional e vejam qual o 1º livro editado.


Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.


O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.( fonte e grifos de Wikipédia)

 
A literatura infantil surgiu no século XVII, no intuito de educar as crianças moralmente.
Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado o Dia Internacional do Livro Infantil, que é comemorado na data de seu nascimento, 02 de abril; em virtude das inúmeras histórias criadas por ele.

O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.(fonte: Wikipédia)

4 comentários:

  1. Que legal Sonia, todo este texto. Que tal levar à aula de Português e compartilhar com todos?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Soninha!Saudades!Quanto tempo!
    Post muito importante!!
    Livros!Sem eles o que seríamos!!!
    Gde beijo!!!Soninha.

    ResponderExcluir
  3. Sempre bom informar, melhor ainda ficar informado não é mesmo Soninha? E eu adoro livros! Olha, adorei a sua visita e ver o seu rosto como seguidor do meu blog, obrigada! Virei sempre que possível, um beijo da amiga Ivany

    ResponderExcluir