Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia do Trabalhador - a origem.

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago dos Estados Unidos da América......Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA.  A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket...
...Três anos mais tarde, a 20 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago...
...Em 23 de abril de 1919, Paris ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1º de Maio desse ano,feriado. Em 1920 a Rússia  adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países...
 No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
...Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao Dia do Trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.( fonte: Wikipédia)
  • Na Austrália, Canberra, Nova Gales do Sul, Sydney e na Austrália Meridional esta data de celebração varia de acordo com a região.
  • Estados Unidos da América e Canadá: Celebram o Labour Day na primeira segunda-feira de Setembro. 
  • O que é de  lamentar é que o Dia do Trabalhador tal qual o Dia Internacional da Mulher tenham como motivação o sacrifício de pessoas que reivindicam melhores condições de trabalho ou melhor remuneração. Nossa sociedade necessita de mártires para reconhecer o valor e as necessidades de seus membros. Escolhi a tela "Operários" de Tarsila do Amaral para ilustrar esta postagem.

3 comentários:

  1. Sonia gostei muito de ler sôbre o que escreveste a respeito do DIA DO TRABALHADOR.v amos desfrutar de nossa aposentadoria, que não foi a idealizada, mas já foi uma conquista.
    Bom Dia!

    ResponderExcluir
  2. Uma pena mesmo que as coisas tenham que ser assim...gente atrasada esta os terráqueos. Para mim o ideal seriam 6h de trabalho e de estudo. Olha o absurdo, os pais trabalham 8h e os filhos estudam 4h e o resto do tempo? Ok, ok, inventaram mil coisas (creches, aulas particulares, aulinhas disso e daquilo), mas o ideal é que a família pudesse curtir um tempo junta, se conhecer, fazer coisas juntas, etc...Esse mundo tá todo errado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Cris, não é à toa que as coisas estão como estão:família desestruturada, filhos carentes, etc,etc..

      Excluir