Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


segunda-feira, 23 de abril de 2012

São Jorge - uma dúvida


Quando ouvi as notícias de que havia comemorações do dia de São Jorge por todo o mundo me questionei: mas não tinham cassado seu título de santo? Perguntei para uns e outros e as respostas não foram conclusivas, então recorri ao Tio Google que é quem sabe tudo de tudo e eis a resposta que obtive:


Desde 1969, Igreja Católica tornou opcional a celebração a São Jorge
Embora muitos considerem que sua história não passe de um mito e outros até mesmo acreditem que o santo tenha sido cassado pela Igreja Católica, o martírio de São Jorge e o seu culto continuam sendo reconhecidos pelo catolicismo. A lenda do guerreiro que matou o dragão havia sido rejeitada no século 5 por um concílio, mas persistiu e ganhou enorme popularidade no tempo das Cruzadas. "A imagem atual é fruto de uma lenda. Isso não quer dizer, no entanto, que esse santo não existiu e que o martírio dele não foi significativo", diz o monsenhor Arnaldo Beltrami, vigário episcopal de comunicação da Arquidiocese de São Paulo. No dia 9 de maio de 1969, a observância do Dia de São Jorge tornou-se opcional, com a reforma do calendário litúrgico, realizada pelo papa Paulo VI. A reforma retirou do calendário litúrgico as comemorações dos santos dos quais não havia documentação histórica, mas apenas relatos tradicionais. Daí ter-se falado, naquele tempo, em "cassação de santos". Mas o fato da celebração do Dia de São Jorge tornar-se opcional não significa o não reconhecimento do santo.
São Jorge é o padroeiro da Inglaterra
O "Santo Guerreiro" é também o padroeiro da Inglaterra, de Portugal e da Catalunha (região da Espanha que reivindica identidade nacional, onde se localiza Barcelona). Não há consenso, porém, a respeito da maneira como teria se tornado patrono da Inglaterra. Seu nome era conhecido na Inglaterra e na Irlanda muito antes da conquista normanda, o que leva a crer que os soldados que retornavam das Cruzadas influíram bastante na disseminação de sua popularidade. Acredita-se que o santo tenha sido escolhido o padroeiro do reino quando o rei Eduardo III fundou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em 1348. Em 1415, a data de sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes do país. Em 1970, a festa anual do santo nas igrejas católicas foi tornada opcional, com a reforma do papa Paulo VI. Entretanto, na Inglaterra e em outros lugares onde São Jorge é especialmente venerado, tal festa guarda ainda toda a sua antiga solenidade. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país.
 Depois desta pesquisa, estou convencida que São Jorge continua tão forte quanto antes e (não só por aparecer montado num cavalo branco e matado um dragão como está estampado na lua cheia) por ser o santo de devoção de muitos católicos e  umbandistas para estes, Ogum.


















3 comentários:

  1. Oi Sonia,
    Vim agradecer sua visita no meu cantinho. Seja bem vinda sempre.
    Eu não sabia dessa história, foi legal saber. Mas pr amim São Jorge vai ser sempre santo, quando a gente se acostuma desde criança fica difícil mudar, rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia, obrigada por deixar recadinhos sempre tão gentis em meu blog. As minhas alunas são ótimas, super motivadas e produtivas. Algumas achavam que não levavam jeito para a costura e se encantaram mais ainda porque descobriram que são muito criativas! É gratificante motivar pessoas assim.
    Gostei de saber mais de São Jorge. Gosto de ler seus post sobre a família, fico com saudade da minha que vive longe. Família é tudo.
    Beijos e ótimo dia

    ResponderExcluir
  3. SÃO JORGE ERA TURCO E POR SER CRISTÃO,FOI DEGOLADO.

    MORTE DE MÁRTIR.É CONSIDERADO O SANTO GUERREIRO,POIS DIZEM QUE ERA MILITAR.

    NA UMBANDA É CHAMADO OGUM DEPENDENDO DA LINHA SEGUIDA.

    TEM MUITOS DEVOTOS QUE COMPROVAM MILAGRES.

    DURANTE UM TEMPO,NÃO FOI MAIS VISTO OU VENERADO NAS IGREJAS CATÓLICAS,POR CAUSA DO SINCRETISMO RELIGIOSO,ENTRE O ESPIRITUALISMO E OS CATÓLICOS.

    PROTESTANTES NÃO CRÊEM NELE E NEM EM QUALQUER OUTRO.

    MAS ELE CONTINUA FIRME.

    MINHA MÃE O VENERAVA,MUITOS MILAGRES MESMO RECEBEU.

    E FALECEU NO DIA DELE,23 DE ABRIL. SEMPRE PEDIU ISSO.

    E SALVE JORGE!



    BEIJOS,QUERIDA SONIA.


    AMEI O POST.


    PAZ E AMOR NESTE FERIADO E FIM DE SEMANA.


    DONETZKA

    ResponderExcluir