Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sexta-feira, 6 de julho de 2012

200 anos da Princesa do Sul - Pelotas

Pelotas, minha terra natal, chamada de Princesa do Sul  foi fundada a 18 de junho de 1758 e emancipada  a 7 de julho de 1812. Completa hoje, portanto 200 anos. Possui uma população de 327.778 habitantes  é a 3ª cidade mais populosa do RS. O nome do município, "Pelotas", teve origem nas embarcações de varas de corticeira forradas de couro usadas para fazer a travessia dos rios na época das charqueadas.
O município conta com 5 instituições de ensino superior, 4 escolas técnicas, 2 teatros, 1 biblioteca pública, 23 museus,2 jornais, 3 emissoras de TV,1 aeroporto e 1 porto flúvio-lacustre localizado às margens do Canal de São Gonçalo. Existem vários monumentos  e belas paisagens que motivaram a telvisão brasileira a realizarem filmagens como "A casa das sete mulheres", "Incidente em Antares" e "O Tempo e o Vento", cujas filmagens ocorreram em abril de 2012. Outra grande atração de Pelotas é a FENADOCE - Feira Nacional do Doce que ocorre anualmente onde são comercializados os famosos doces de origem portuguesa.
A foto é do Theatro Sete de Abril, o 1º teatro construído no RS, cujo nome homenageia o dia em que Dom Pedro I abdicou ao trono brasileiro em nome de seu filho Dom Pedro II. O prédio foi tombado pelo IPHAN e está em processo de restauração.
Parabéns, Pelotas!Tenho orgulho em ter nascido nesta terra!



Nenhum comentário:

Postar um comentário