Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sábado, 11 de agosto de 2012

Pai, começa o começo.

Dom Hélio Rubert, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria publicou no jornal A Razão deste final de semana um texto lindo, vou reproduzi-lo para homenagear o meu pai, o pai dos meus filhos e todos aqueles pais que por ventura acessarem o "mattiva".

Pai, começa o começo!"

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia:
_"Pai, começa o começo!".
O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para minhas pequenas mãos.
Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo,e não sou mais criança.
Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos,"começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje,minhas "tangerinas" são outras. Preciso descascar as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, o enfrentamento de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis.
Lembro-me, então que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para "começar o começo" era o que me dava a certeza de que conseguiria chegar até o último pedacinho da casca e saborear a fruta....
Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que seu amor é a garantia da nossas vitórias. 
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
"Pai, começa o começo!"
Ele não só"começará o começo" mas resolverá toda a situação para você.

Seu Pedroso, Dona Silvia (sentados - meus pais), Carla, eu, Tolfo ( pai dos meus filhos), Leandro e Eduardo, Ana Paula era a fotógrafa.

Meu pai, de quem sinto uma saudade imensa, entre tantas outras coisas, tinha por capricho descascar laranjas sem fazer nenhuma"ferida" na parte branca e apontava nossos lápis fazendo uma ponta de dar inveja aos colegas da sala de aula. Quando li o texto de Dom Hélio, lembrei do meu pai e de como, com pequenos gestos, demonstrava seu carinho. Como seria bom se ele estivesse aqui, agora, para "começar o começo" pra mim!
Que Deus abençoe a todos os pais e os inspire a "começar o começo" para os seus filhos, estas atitudes ficam marcadas para sempre na memória dos filhos que as repetirão no futuro com os seus.

5 comentários:

  1. Olá Sonia
    A vida é mesmo assim, damos um empurrãozinho aos nossos filhos para eles descascarem toda a tangerina.
    Esse texto me fez lembrar minha avó( que Deus a tenha) e minha irmã mais velha.
    Tinha uns doze anos e queria aprender com a minha vó como fazer meia de tricô com 5 agulhas e ela me ensinou até chegar perto do calcanhar e eu lhe perguntei: como termino a meia e ela respondeu: o segredo é a alma do negócio e fui tentando sozinha até conseguir fazer a meia inteira.
    Com a minha irmã, queria aprender a fazer sapatinhos para bebês de lã com duas agulhas maiores: ela me ensinou até o calcanhar e como morava em outro Estado, pedi que ela me ensinasse fazer o calcanhar e ela respondeu: você irá descobrir.
    E tentando, tentando o sapatinho saiu.
    Nós temos exemplos, mas temos dó e fazemos tudo errado.
    Um bom final de semana
    Que Deus a ilumine!
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  2. Hermoso lo que has compartido,. como la imagen de tu querida familia!!!!

    Cariños

    ResponderExcluir
  3. Bons pais deixam uma saudade imensa na gente.

    ResponderExcluir
  4. QUE TEXTO LINDO sONIA! me lembrou que meu pai me ensinou duas coisas tb: a descascar cana-de-açúcar e a pescar... Doces lembranças...Valeu , obrigada por compartilhar !

    ResponderExcluir
  5. Mãe, de fato o Vô faz uma falta danada, mas, em tudo, tu começa o começo com muita propriedade e força!!!

    ResponderExcluir