Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Churrasco e bom chimarrão! É disso que o povo gosta, é isso que o povo quer...

"Neste 24 de Abril comemora-se no Rio Grande do Sul, o “Dia do Chimarrão”, instituído pela Lei Estadual nº 11.929, de 20 de junho de 2003, de autoria do Deputado Giovane Cherini... Seus adeptos chegam a mais de 100 milhões de pessoas, embaladas pelo hábito arraigado nas tradições típicas de cada país deste continente; e na crença da bebida natural e milagrosa ao organismo humano, pois alimenta, prolonga a vida das células, é reconstituinte, dá força e energia. Atualmente, o produto mate vem ganhando o mundo, o Brasil já exporta para 30 países, sendo os maiores importadores, o Uruguai, Chile, Japão, Alemanha e EUA. No estado são cultivados 30 mil hectares em 13 mil propriedades familiares, abrangendo 267 municípios do Rio Grande do Sul... O diretor da Escola do Chimarrão, Pedro Schwngber diz que esse hábito transcende a questão meramente alimentícia, pois representa à cultura, a tradição, a história do povo gaúcho, tornando-se um símbolo. Segundo a tradição, domingo é dia de churrasco e futebol, duas das maiores paixões dos brasileiros. Mas, o que muitos não sabem é que 24 de abril, como acontece com o chimarrão, é oficialmente o Dia do Churrasco no Brasil. A data faz referência à criação do Centro de Tradições Gaúchas, organização fundada em 1948 com o objetivo de cultivar as tradições da cultura dos pampas. Ela também foi instituída pela mesma lei que se refere ao chimarrão."( fonte: www.rduirapuru.com.br ›)
 São dois hábitos dos quais nós, gaúchos, não abrimos mão. Há os que tomam mate pela manhãzinha,logo que o galo canta, há os que só o tomam quando recebem uma visita, há, ainda, os que, como eu, tomam o chimarrão antes do almoço e antes da janta nos momentos em que a família está reunida. De qualquer forma, em qualquer ocasião, o mate faz parte da vida do gaúcho e dele se diz que "o peão quando pega a cuia é como se acariciasse o seio da prenda amada." A roda do chimarrão aproxima, proporciona troca, envolve, leva à confraternização em qualquer estação do ano e, no inverno, a par de tudo isto, ainda aquece o gaúcho.
Agora, domingo de gaúcho que não tem churrasco não é domingo. Preparar o fogo, espetar a carne - de preferência - uma costela ( a carne perto do osso é muito mais gostosa!)- salgar a carne, de um lado, depois do outro, num cerimonial cuidadoso ouvindo a bela música do Rio Grande é muito mais do que um simples hábito é um ato de amor à terra.
Vai um mate aí?

14 comentários:

  1. Que delícia de post, Sonia, cheio da cultura gaúcha. Eu nem sabia que havia umm dia do chimarrão. Adorei!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Eita,chimarrão,tchê!

    Aqui se aprende tudo Sonia!

    Coloquei omativva emmeus blogs favoritos e se eu não abro,sabe em que post parou?

    "Ínício do Ano Letivo na E.A".

    Pode?


    Beijos


    Donetzka

    ResponderExcluir
  3. Sonia,

    Parabéns "proceis" tudo! - como diz a caipirada aqui.
    Realmente é um hábito que me deixa intrigada...
    Esse povo não larga essa cuia! - disse certa vez ao meu marido, referindo a um grupo de sulistas que hospedaram em nosso hotel, quando estávamos em Maceió a passeio.
    Rsrsrs
    Ah, nosso Brasil é tão rico em costumes que a gente não se familiariza com metade deles!
    Mas diante das informações que postou, ah, agora quem deseja uma cuia sou eu! Pra fazer inveja...hehehe
    E Viva o Chimarrão & Churrasco!
    Viva o Rio Grande do Sul!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  4. É difícil compreender o rumo da vida em alguns momentos.
    Mas de uma coisa não se pode esquecer:Nada é a toa.
    Às vezes,
    o melhor parece ser o pior, e o certo aparenta ser errado, mas tudo faz parte,
    tudo contribui ao crescimento e tem um porquê.
    Viver vai muito além de explicações e ultrapassa todo e qualquer entendimento.
    O IMPORTANTE É SER FELIZ! SEMPRE.
    Deus esteja sempre presente em sua vida.
    Um feliz e abençoado final de semana.
    Beijos no coração carinhos na alma,Evanir..
    Em tempo::Agradeço o carinho
    das palavras deixadas com tanto amor
    na minha viagem.
    Agradeço de coração ,
    e saiba você é uma parte da minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou cada vez mais feliz com os comentários sobre as minhas postagens, meus seguidores são mais do que seguidores, são amigos que venho angariando ao longo destes quase 4 anos de blog. Cada comentário legal e afetuoso que recebo! É uma alegria compartilhar este espaço com vocês!
      Obrigada!Bom final de semana!
      Sonia

      Excluir
  5. Zona de la poblacion gaucha de nuestros paises.
    No en la familia no se toma mate.

    Cariños y buen fin de semana

    ResponderExcluir
  6. Sonia
    obrigada pelo conforto e carinho la no blog
    Pensei ter comentado sobre o chimarrão
    Acho que provei uma vez , o chimarrão, e churrasco, sou ovo lacto vegetariana, então não me entendo muito bem com essas duas tradições
    Mas felizes são os que compartilham a tradição e estreitam amizades e conquistam alegrias.
    adorei a comparação entre a cuia e o seio da amada. Pura poesia.
    beijo de boa noite
    Zizi

    ResponderExcluir
  7. Oi Sonia
    Eu não sou gaúcha, mas adoro chimarrão. Quando morava em Santo André, pertinho da capital paulista, meu marido tinha um colega gaúcho que vivia viajando para o sul e me trouxe 2 pacotes de chimarrão e aquele aparelhinho para tomar(não lembro o nome). Mas o chimarrão que tem por aqui é muito fininho e não tem o mesmo gosto. Eu vou tirar uma foto daquele aparelhinho, depois você me mostra e mando por e-mail para você. Ele é muito velho, mas quase sem uso.
    A única coisa que não gosto é de churrasco, só o cheiro vou parar no hospital, ninguém soube me dizer o porquê:eu não como carne vermelha, pois eu li dois livros que fala da carne. Quem lê aquele livros nunca mais coloca carne vermelha na boca.Quem mandou eu ler??
    Obrigada
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dorli, adorei teu comentário,ri muito pois o que o colega do teu marido levou foram 2 pacotes de erva-mate, e o aparelhinho de que falas é a cuia e a bomba.Tens razão quanto a não comer churrasco, és vegetariana, não? A carne te faria mal, pra nós aqui é um costume desde que aparecem os primeiros dentinhos.
      Abraço!

      Excluir
  8. Incrível como esse é um hábito que acompanha mesmo o povo do Rio Grande... Olha, fiquei ainda mais espantada na Argentina e no Uruguay...O povo é viciadão hahaha, mas dizem que faz muito bem! Além de aquecer! Beijos!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Sônia bom dia! Menina eu nuca havia provado chimarrão, ate que um dia uma amiga ganhou uma cuia e um pacote de mate verde e levou pra minha casa, lá fizemos e tomamos, mas mineiro e paulistano fazendo chimarrão só podia dar em uma coisa, muito mato entrando pela boca *.* rsrs ate que na força de vontade conseguimos tomar nos virar na todas inexperiência que desse pra dar uns goles sem que o mate invadisse nossas bocas, no final ate que gostei, e se uma hora eu achar uma cuia pra comprar comprarei e prepararei denovo pra beber, gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, imagino a cena, deve ter sido hilário.O pacote a que te referes é de erva mate. Chamamos de mate a bebida que é feita com a erva mate. Que bom que gostaste, nós aqui nos deliciamos com ummate bem feito e em boa companhia.
      Abraço.

      Excluir
  10. Eu não gosto de chimarrão, mas de um churrasco...hummmmm, minha boca já começa a salivar, ainda mais da costela que vc falou...ehehehe

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir