Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bandas e saudosismos.

Sou filha de militar e trago comigo muitas lembranças de coisas que vivi enquanto meu pai era "da ativa" (é assim que os militares se referem aos que ainda estão trabalhando). Em virtude do fato de meu pai ser militar , moramos em cidades gaúchas como Cruz Alta, Pelotas (onde nasci) e Santa Maria. Nosso envolvimento com a caserna era quase tão grande quanto o do meu pai. Participávamos de solenidades nos quartéis, assistíamos aos desfiles, assistíamos a jogos internos ou de campeonatos ( nos quais meu pai era destaque, uma vez que participava de várias modalidades), naquele tempo era comum nos quartéis a realização de festas juninas e lá estávamos nós. Uma das atividades que mais me encantava e ainda hoje me encanta eram as apresentações da banda em retretas na praça ou nos desfiles militares com a banda do 7º Regimento de Infantaria ( hoje 6ª Brigada de Infantaria Blindada). Atualmente, Santa Maria é o 2º maior contingente militar do Brasil e possui várias unidades militares. Continuo aficcionada a bandas e para meu deleite, temos 4 bandas militares na cidade: uma da Brigada Militar, outra da 6ª Brigada, outra da Base Aérea e a maior e melhor na minha opinião a da 3ª Divisão do Exército. Esta última completou na segunda-feira, 29/04, 104 anos de criação, é composta por 47 militares músicos muitos dos quais acadêmicos e bacharéis pela UFSM e é regida pelo maestro 1º Ten Músico Ildo Guerra. Da comemoração dos 104 anos constou um concerto da banda aberto ao público e, é claro, lá estava eu com duas amigas para ouvir mais uma grande performance. Foram apresentadas músicas populares e nativistas  que empolgaram o público presente que as acompanhou com palmas ou cantando  juntamente com os vocalistas. Um momento muito especial que me fez voltar no tempo e lembrar bons momentos vividos em companhia do meu pai, da minha mãe e dos meus irmãos.
Recordar é viver novamente, não é?

4 comentários:

  1. Sonia, que beleza ter podido apreciar mais uma apresentação da Banda. Adoro tb. Quando souberes , me convida.
    Bom findi semana!

    ResponderExcluir
  2. Recordar é viver mesmo, Sonia! Me fez recordar quando era criança e ia na praça ouvir a banda militar tocar! Sempre achava linda, me tocava e toca o coração ouvir essas bandas...trazem ótimas recordações...bjossss

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia!
    Recordar é viver com saudades daquele tempo bom que o vento nos levou sem pedir licença.
    Obrigada pelo comentário amigo de defesa.
    Um beijo
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  4. Olá Sonia!
    Que bom é recordar tempos antigos em que se foi jovem, feliz na companhia dos pais!
    Eu continuo a gostar de ouvir bandas de música nos coretos que existem nos jardins das cidades. Agora com o Senhor de Matosinhos vai haver música cá na nossa cidade.
    Um abraço.
    M. Emília

    ResponderExcluir