Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


quarta-feira, 22 de maio de 2013

"VAMO QUE VAMO" e "SE EU SABIA".

A Língua Portuguesa é riquíssima em expressões. À medida que lemos e escrevemos aprendemos a usar o vocabulário de maneira a nos fazermos compreender cada vez melhor. Tenho por hábito dar uma atenção especial à ortografia, à concordância nominal e verbal mas existem situações que requerem uma linguagem ou uma escrita mais livre e mesmo que a ortografia ou a concordância não estejam corretas, a comunicação se dá e a ênfase necessária acontece. Algumas pessoas que leem o que eu escrevo ou que dialogam comigo, muitas vezes ficam intrigadas com o uso que faço do "VAMO QUE VAMO" e do "SE EU SABIA". A postagem de hoje tem como finalidade justificar porque uso estas expressões. Quero que imaginem essa duas situações:
1. Estádio ARENA do Grêmio; jogo do Campeonato Brasileiro; Grêmio X Fluminense; 1X0 para o Grêmio e o Fluminense pressionando enlouquecidamente e a torcida gremista "Alma Castelhana" gritando:VAMOS QUE VAMOS, GRÊMIO! Não combina, definitivamente, não combina, fica fora do contexto, acaba com a empolgação e, para usar uma palavra mais chula, é brochante. Nenhuma torcida é capaz de, na empolgação, lembrar dos "s" e "r". Portanto: VAMO QUE VAMO, GRÊMIO!!!

2. Agora a segunda situação: Duas amigas, amigas íntimas mesmo, daquelas que trocam confidências, em um diálogo fluente a respeito de suas escolhas passadas. Uma delas revela que o marido que enquanto namorado era lindo, maravilhoso, gentil e educado  torna-se,  depois de alguns anos de casamento obeso, irracível, desleixado, grosseiro e, ela em tom jocoso diz: SE EU SOUBESSE! Não combina com a intimidade das duas e perde o tom hilário da colocação. Ao passo que: " SE EU SABIA" seria acompanhado de boas risadas.
Onde eu quero chegar com esta conversa toda? A conclusão lógica é que dependendo da situação e do espírito da coisa, as escorregadelas na Língua Portuguesa se justificam. 
Estou certa ou estou errada?

9 comentários:

  1. Sonia como é bom ler textos de quem realmente sabe escrever eu bem que tento, mas estou longe.
    Adorei os exemplos acima e vamo que vamo rsrs, porque se eu sabia affff...tudo seria diferente né mesmo? rs

    ResponderExcluir
  2. Oi minha amiga, você esta certíssima,se tudo fossemos levar ao pé da letra, que graça teria vida...para né...Quando se sabe, o que vale é o pingo...
    Minha querida venho avisar que tem um selinho lá no blog pra ti, é simples e singelo mas fiz com muito carinho pelos 200 seguidores alcançados pelo Blog...Estou hiper feliz e ele esta esperando por você, porque você faz parte desse feito.E vamo que vamo...
    Beijos com carinho ღ˘◡˘ღ
    Marilene
    Blog folhas flores e sutilezas

    ResponderExcluir
  3. saudades daqui
    Sonia, concordo com você, você está certa. Até nas horas de escrita séria, é bom relaxar e usar as expressões que se quer.
    Eu penso que elas transmitem o grau de felicidade do momento, além de descontrair.
    bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    a língua portuguesa é danada, vivi numa cidade aonde todos falavam errado, fazia contração das expressões, eu adorava ouvir esse jeito de falar, fiz uma época um dicionario das expressões mais usados no interior, tem coisas que não combina, mas falada por uma pessoa simples fica encantador.
    O Mento não dizia reto escavadeira, era charresma caneleira, ele tornava ainda mais difícil de se dizer.
    Adorei o post.
    Bjos e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Sonia:
    Tem situações que as escorregaladas se fazem necessárias, senão o tom da conversa, perde toda sua graça.
    Então, "bora lá", prosear e encantar os leitores com todos os nossos posts livres, leves e soltos.
    Aproveito pra agradecer sua gentil visita lá no meu blog.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  6. Oi Mattiva

    Apesar do cuidado que tenho ao postar, sempre escapa alguns erros e depois de muito tempo volto para corrigi-lo. Eu na minha modesta opinião existe duas escritas boas para serem usadas: as simples e a outra com algumas palavras mais sofisticas, mas que da para entender, mas escrever errado: onde, aonde/expluda, certo:explode, explodia, etc..., porque, por que, porquê, porquês quê, etc, etc...
    UM dia eu li num blog, não sei qual foi: Quem quiser abrir um blog, tem que saber escrever.
    Eu era ótima em matemática e terrível em português, estudei sozinha e vivo me policiando, se gostam de escrever essas palavras é preciso colocar entre aspas.
    Obrigada
    Beijos Lua Singular

    ResponderExcluir
  7. Rrsrsr!!! Nem certa, nem errada... mas muito engraçada! Adorei, Sonia. Bjs.

    ResponderExcluir