Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sexta-feira, 5 de julho de 2013

"Com a alma lavada e enxaguada!"

Temos aqui no Rio Grande do Sul, um polo turístico muito importante chamado de "A Serra Gaúcha", é lá, na serra, que se localizam algumas das cidades turísticas mais importantes do Rio Grande: Bento Gonçalves, Farroupilha, Carlos Barbosa, Gramado, Canela, Nova Petrópolis. Estive em Bento Gonçalves, Farroupilha e Carlos Barbosa com um grupo de colegas da Escola para Adultos. Foram apenas dois dias, 3 e 4 de julho, mas dois dias de intensa atividade , desde o Caminhos de Pedra - onde conhecemos casas com a  arquitetura característica dos imigrantes italianos e degustamos e adquirimos produtos típicos produzidos pelos descendentes; Vale dos Vinhedos com a visitação à vinícola Casa Valduga onde fomos brindados com uma explanação detalhada do processo de produção de vinhos e espumantes e da sempre espantosa "sabrage" ,abertura da garrafa de espumante com um sabre pelo expert e habilidoso Tarso Xavier. Na noite de quarta, após o jantar na pousada, formou-se a tradicional rodinha de piadas, onde se revezavam Lia e Rui, ambos com um repertório riquíssimo que nos fez dar boas gargalhadas. Após uma bela noite de sono  na aconchegante Pousada Villa del Fiori, dirigimo-nos à Farroupilha - onde visitamos a Igreja de Nossa Senhora do Caravaggio, fizemos algumas comprinhas básicas no Shopping Farroupilha, almoçamos e partimos em direção à estação de trem para o passeio denominado Ferrovia do Vinho, onde se degustam vinhos e onde, durante a hora e meia que dura o trajeto à Carlos Barbosa feito num trem com uma locomotiva do tipo Maria Fumaça, artistas locais se revezam apresentando músicas e danças italianas. De volta à Bento Gonçalves assistimos à Epopeia Italiana - um espetáculo que conta a saga dos imigrantes em 5 ambientes que reproduzem cenas dessa história e  se encontram alguns dos trajes e objetos usados à época. Ainda neste local encontram-se trajes semelhantes aos usados pelas donas italianas com os quais tiram-se fotos e onde se saboreiam vinho, polenta e biscoitos da nona. Alguns dos momentos que vivi na companhia deste grupo de "amilegas" - já nos intitulamos assim - somos mais do que colegas, somos amigos e colegas, estão reproduzidos nas fotos acima. Voltamos à Santa Maria com a "alma lavada e enxaguada" como diria Odorico Paraguaçu e prontos para realizar uma próxima.
Fica aqui um convite para aqueles meus seguidores que ainda não conhecem a Serra Gaúcha, que venham visita - la e apreciar todas estas maravilhas que sucintamente, descrevi aqui.

3 comentários:

  1. Sonia, foi realmente uma VIAGEM DE ESTUDOS das mais gratificantes , não é? Visitas registros fotográficos, degustações, dança, orações, compras, e ainda a Terapia do Riso? Só na Escola para Adultos.
    Vale a pena fazer estas viagens e escolher um roteiro bom como este a Serra Gaúcha.

    ResponderExcluir
  2. Sonia, pelo que vejo o grupo dos amilegas divertiram-se bastante no passeio à Serra Gaúcha. Foi muito bom poder recordar através de suas palavras, o que conheci ha uns anos atras. Não recordo o nome de todas as cidades, mas os vinhedos, o corte da garrafa, a gastronomia maravilhosa ainda estão presentes na memória.
    Fizeram bem em aproveitar a viagem e ainda mais consolidar a amizade com essa convivência.
    bj
    zizi

    ResponderExcluir
  3. Eis aí uma região que eu gostaria de morar, depois de aposentada...linda demais!

    ResponderExcluir