Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Somos 7 bilhões.


"Neste 31 de outubro, a Terra atinge a marca notável de 7 bilhões de habitantes. A data e o número ensejam reflexões em diferentes enfoques, segundos as diversas áreas de interesse. O crescimento populacional em ritmo vertiginoso foi propiciado não pela taxa de nascimentos - esta tem até reduzido. O que se viu foi o aumento da expectativa de vida, graças aos avanços do conhecimento humano em áreas como Medicina, do nível educacional e sanitário nas cidades, e pela modernização tecnológica nas atividades agropecuárias e industriais, com maior oferta de alimentos e de melhor qualidade... Por isso, insistir no falso dilema "preservar ou desenvolver" leva a outro equívoco, muito mais grave: o empenho pouco decidido, de governos e sociedades, diante do sofrimento daqueles que não têm o que comer - uma, em cada sete pessoas. Ou, 1 bilhão de famintos, entre os 7 bilhões de habitantes alcançados hoje...
...Na verdade, conservar a natureza e o desenvolvimento socioeconômico são rumos urgentes e complementarmente possíveis. A resposta está na agricultura moderna - seja a chamada familiar ou a de grande escala - quando ambas aliam os manejos sustentáveis à imprescindível eficiência tecnológica. Ou seja, o que avançou extraordinariamente não foram as máquinas sobre áreas nativas, e sim a produtividade de alimentos nas mesas dos brasileiros e do mundo."(Opinião de Eduardo Daher - Diretor Executivo da - Associação Nacional de Defesa Vegetal- ANDEF)
Para alguns cientistas a saída está na formação de colônias em outros planetas, Marte é o de mais fácil acesso e que teria condições mais favoráveis para a raça humana.
Não é assustador?

Um comentário:

  1. oi Soia - isto parece assustador - eu fico pensando como será o mundo daqui há 10, 20 anos... com tanta gente - sem nenuma disciplina !
    parece coisa de filme futurista - mas o qe faremos com tanta gente , lixo....
    bj
    lu

    ResponderExcluir