Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

BC Uma imagem - 140 caracteres: Uns vibram, outros sofrem.



Os chineses inventaram a pólvora mas antes mesmo da invenção da pólvora já eram usados bambus para efeitos sonoros e luminosos. Na wikipedia há detalhes muito interessantes sobre esta arte.
De lá para cá, a indústria foi se encarregando de aperfeiçoá-los e dar- lhes cada vez mais colorido e formas diferentes que nos encantam sempre que celebramos algo .A questão da segurança ao acende – los foi  aos poucos disseminada entre os aficionados da pirotecnia.
Ultimamente com a proliferação dos cuidados com a poluição sonora, também essa tem sido a preocupação dos usuários. A queixa sobre os prejuízos causados pelo estouro dos fogos  aos idosos, doentes, crianças e animais de estimação é cada vez maior.. Segundo o vereador de Caxias do Sul, Rafael Bueno/PCDB, o som que provocam é duas vezes maior do que o limite máximo de decibéis recomendado pela OMS para humanos. Imaginem o malefício para os animais que têm como sentido aguçado a audição. Não é à toa que os animais procuram se esconder embaixo de alguma coisa fugindo do barulho.
 A preocupação com essa situação fez com que o vereador encaminhasse à Câmara Municipal daquela cidade um projeto de lei  que objetiva proibir o espoucar de fogos com efeitos sonoros e que sejam fabricados fogos com apenas efeitos luminosos. Será possível? Tomara que sim, os ouvidos do mundo todo agradecerão. Lá no blog da MARI podemos ver as demais participações, vai lá!
Olhem a carinha de medo desse cãozinho, não dá pena¿ Procurei interpretar o pensamento dele com a chegada do Ano Novo:

“_ Ai,ai,ai vai começar tudo de novo! Todo final de ano é assim: eles vibram, cantam, lançam fogos aos céus e eu corro pra debaixo da cama!"



6 comentários:

  1. kkkkk, isto me lembra os festejos de São João aqui no nordeste. Fico com pena dos cães e gatos e passarinhos e alguns humanos como eu,kkkk
    Não gosto de fogos mas é bonito estes de fim de ano.
    Bom estarmos na ativa já em 2016 Sonia.
    Um abração com carinho amiga e vamos que vamos como diz a Chica.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Sonia.
    Nossas comemorações, isto é, dos que apreciam soltar fogos com efeitos sonoros, prejudicam os idosos, as crianças e os animaizinhos amigos.
    Hoje terminam as comemorações de fim de ano. Desejo a você um ótimo 2016!

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Vim para desejar a você um ano de 2016 com saúde, amor e muito sucesso, e que espero que possamos nos encontrar mais vezes aqui neste território da Internet.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Fogos são lindos, mas realmente os pobres animaizinhos sofrem... E também várias pessoas.
    Desejo um ano maravilhoso para ti!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sonia, eu morro de dó do meu cachorro quando soltam fogos, dá pra ver o desespero na carinha dele :(
    Seria legal se as pessoas fossem mais conscientes sobre isso.
    Um Feliz Ano Novo pra vc Sonia
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Participou MUITO BEM, Sonia!
    Os Bichinhos sofrem mesmo! Lembrei agora do nosso Soft/Cocker Spaniel, ficava assustado demais!!
    Obrigada por Cirandar comigo por lá...
    Feliz 2016!!! Bj

    ResponderExcluir