Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

19 de fevereiro de 2016 - cheguei aos 70!

Dizem que a idade é uma questão de cabeça, que o que importa mesmo é o espírito, a idade mental. Tudo bem, até pode ser mas...há sempre um mas! Não podemos esquecer que as limitações, as dificuldades e até algumas doenças são diretamente proporcionais à idade. E não é? Senão vejamos:
Em geral, qual a dificuldade que há em subir uma escada correndo quando se tem 20/30 anos? Nenhuma.
Qual a dificuldade que há, em geral, aos 20/30 anos, em se comer uma comida bem temperada com aquele gostinho especial que o sal e a pimenta dão? Nenhuma.
Há, em geral, alguma dificuldade em se passar a noite acordada, dançando ao som de Bee Gees, Abba e outros que tais, quando se tem 20/30 anos e ainda ser capaz de levantar cedo e ir pro batente no outro dia? Nenhuma.
E por aí vai, poderia listar inúmeras vantagens que se tem aos 20, 30 anos em relação a quem, como eu, chega aos 70. Há perdas? Há. O balanço entre as perdas e os ganhos aponta com alguma vantagem para os ganhos.  Temos, na maioria das vezes, mais autonomia, mais liberdade de ação, liberdade de escolha, mais tempo até para não fazer nada se assim o quisermos. Perguntaram para alguém porque continuava levantando cedo se já não tinha mais horário para cumprir, a resposta foi que acordava mais cedo para ficar mais tempo sem fazer nada. E assim é, isso significa que temos, com o avançar da idade e se gozamos de boa saúde mental e física, a possibilidade de escolher como, quando, onde e porque viver. E é nesse último item que mora o segredo de fazer 70 e não levar um susto - ter uma razão pela qual viver, seja ela qual for. Curtir a família e apoiá-la se necessário, viajar, fazer um trabalho voluntário, fazer artesanato, fazer caminhadas, dedicar-se à religião, obras de caridade, enfim, há um sem número de atividades que dão sentido à vida quando já não temos mais que nos dedicar ao trabalho que nos dá o sustento e a nossa família e já perdemos algumas das condições físicas e mentais de outrora.
Cheguei aos 70 e estou pronta para caminhar em direção aos 80 e quem for brasileiro que me siga!!!

4 comentários:

  1. Que lindo! Parabéns, felicidades e que sigas sempre feliz e com saúde e muita garra e alegria! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Sonia que linda idade e com esta alegria e espirito avançado é tudo de bom. Meus parabéns amiga. A lista cresce mas a vontade de estar presente na ativa nos impulsiona a viver de bem com a vida. Que seja bem feliz em cada dia, que se renove em esperanças em cada manhã;
    Um abração com muito carinho.
    Beijo no seu coração.
    Felicidades sempre.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Sónia, renovo aqui os meus Parabéns pelo seu Aniversário.
    Estou completamente em sintonia com o que aqui expressou e embora sendo portuguesa quero segui-la;))!
    Beijinhos e muitas felicidades.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Olá Sonia! Vendo aqui o seu post de aniversário e deixo o meu abraço,
    desejando muitas e muitas alegrias, saúde e sorrisos bonitos como o da foto!!
    Vamos adiante...
    Com carinho

    ResponderExcluir