Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Símbolos da Páscoa e seus significados


Achei interessante postar sobre os símbolos da Páscoa pensando que algumas pessoas, assim como eu, podem desconhecer algum assim como o que significam. Aqueles que conhecem podem conferir para verificar se a informação é correta.

Coelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.

Ovos de Páscoa: assim como o coelho, o simbolismo dos ovos está relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.

Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressureição de Cristo no domingo de Páscoa.

Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo.

Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.

Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).( fonte: Suapesquisa.com)

Todos os símbolos são muito significativos mas o que mais me toca é o Círio Pascal,(imagem acima) pela representação do início e do fim da vida através das letras gregas alfa e ômega, acima das letras, a chama significando a ressureição de Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário