Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A tristeza toma conta de Santa Maria, poderia ser diferente.



 Não há como descrever a dor que estamos sentindo, Santa Maria inteira está de luto. Mesmo quem não tem, como eu, nenhum parente ou amigo próximo envolvido na tragédia anunciada pela insensatez, imprevidência e ganância, está com o coração apertado pela perda dos 231 jovens que nada mais queriam naquela noite do que se divertir.. Tenho uma filha juíza, independente da corujice de mãe, sei o quanto é dedicada e criteriosa no exercício de sua profissão, vejam o que ela escreveu no seu espaço do "face";

"Passamos o domingo em família e profundamente abalados com a tragédia ocorrida na madrugada em SM. Não há palavras para consolar familiares e amigos das vítimas... mas tudo isso me faz pensar nas inúmeras reclamações que escuto em função da profissão, em audiências relacionadas com cobranças\exigências de segurança em bares e outros estabelecimentos: "ah, não há como controlar o uso de álcool por adolescentes", "ah, não cabe a mim evitar o barulho que existe na rua por causa do meu bar", "ah, os Bombeiros exigem muitas coisas", "ah, que exagero tantos seguranças em um evento no interior", "ah, que absurda esta lei seca", "ah, sempre o Ministério Público encontrando problemas. Por que não vão prender os criminosos?", ah, ah, ah.... quando vamos entender a necessidade de prevenir, de proteger, de gerar segurança? Conversando com meu cunhado hoje, especialista na área de segurança, soube que existe material não inflamável que promove a acústica de bares, só que mais caro que as espumas normais. Tudo, no fim, resume-se em alcançar lucro com a atividade profissional desenvolvida, com o mínimo investimento possível! E o respeito pelas pessoas?
Não acho que seja possível condenar qualquer pessoa sem examinar todos os elementos probatórios existentes, mas penso que precisamos mudar a cultura da sociedade. A maioria pensa como descrevi acima, entende exageradas muitas das cobranças legais, até mesmo aqueles responsáveis pela fiscalização.
Enquanto não colocarmos em primeiro lugar o ser humano, enfrentaremos tragédias como a que estamos chorando hoje.
Força para as famílias! Que Deus esteja com vcs e que tudo isso sirva para repensarmos nossas condutas."


É um desabafo de quem sofre com criticas em relação às cobranças que nada mais são do que exigências da lei.
Por mais que possamos imaginar a dor dessas famílias jamais conseguiremos avaliar o quanto ficarão marcadas por essa tragédia. Uma tragédia que poderia, sim, ter sido evitada se as regras de segurança fossem seguidas à risca, sem economia, pensando somente no bem estar e na diversão dos jovens que ali buscassem curtir a vida. 
Triste, muito triste!!

6 comentários:

  1. Também acho, Sonia, perfeitamente evitável esta tragédia e, me desculpem, mas deve-se punir a imprudência de quem lucra, mas não investe em segurança.
    Foi algo inadmissível!

    ResponderExcluir
  2. É SONIA,REALMENTE A INVERSÃO DE VALORES ESTA LIDERANDO A VIDA DA HUMANIDADE,QUE DEUS POSSA CONSOLAR QUEM FICA E TER MISRICÓRDIA DOS QUE FORAM.UM FORTE ABRAÇO A VOCÊ E TODOS DO SEU ESTADO.VALÉRIA.

    ResponderExcluir
  3. Sonia,

    Quanto aos familiares só restará a certeza saudade e do consolo de Deus.
    Porém, quanto à justiça dos homens, tenho lá minhas dúvidas, pois vivemos no país do "jeitinho", do "tira o meu da reta" entre outras coisas que já bem sabemos.
    Não há um ou dois, mas vários responsáveis nesta tragédia que não servirá como exemplo, pois o esquecimento apagará tudo e dará lugar ao descaso.
    Quando tudo isso irá mudar?
    Quando a população tomar coragem e exigir uma vez por todas mudanças nas leis, seriedade por parte dos que podem fazer isso, enfim, até lá é um lonnnngo caminho.
    Enquanto isso, amiga, tragédia como ocorreu em Santa Maria/RS e tantas outras por este vasto Brasil, ocorrerão, pode ter certeza!
    Que aqueles pobres jovens descansem em paz!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  4. Olá Sônia, saudades. Tua filha tem uma visão realista do assunto, uma pena que o ser humano diante das dificuldades prefere tomar um atalho "mais fácil" mesmo que gere ao final perigo para ele ou que o cerca. Amiga só nos resta orar agora e continuar o viver, A Ilha fará 3 anos de renascimento e eu não poderia deixar passar esta data, passa por lá para pegar o convite e querendo participar do TOP BLOGUEIRO, uma brincadeira por conta do aniversário. Beijos perfumados no coração.

    ResponderExcluir
  5. Sonia realmente uma tragédia isto que aconteceu, e não tem palavras para descrever a dor que tantos estão sentindo...
    Tua filha disse em poucoas palavras , o que na vivência é seu dia-a-dia...Resta saber se de fato haverá justiça em tempo hábil...
    Longe também me senti muito abalada, nem consegui escrever no blog, apenas registrei o fato.
    Um abraço solidário de tua amilega.

    ResponderExcluir
  6. Não é "corujisse", Sonia.
    Sua filha escreveu sobre o sentimento dos representantes da "justiça dos homens" que sujeitos a prazos e normas e, numa ocasião catastrófica como essa, pouco podem fazer além de lastimar e chorar.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir