Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Parabéns a todos os Avós! ( embora com atraso).

Segundo o site Avós no Mundo (www.avosnomundo-26julho.com), a idéia de instituir o dia 26 de Julho como Dia dos Avós em Portugal foi lançada no final dos anos 80 por Ana Elisa do Couto Faria, um portuguesa de 66 anos, então avó de quatros meninas e dois meninos, nascida na cidade de Penafiel – Norte de Portugal.
Para ela tal celebração, semelhante à que se faz no Dia das Mães ou no Dia dos Pais, consagra a figura tutelar dos avós como guardiões das tradições familiares e pode ajudar a quebrar a solidão de muito avô ou avó, ao menos um dia no ano. Consta que ela usava uma frase, atribuída a Jonh Collins, que lhe era muito querida quando se expressava perante jovens: «aproveitar um bom conselho requer mais sabedoria do que dá-lo».
"Nós avós, encarados como fatores de transmissão cultural, depositários da história familiar e como elo de ligação entre o passado e o futuro, permitem-nos a consideração de que a construção da sociedade futura é uma tarefa em que podemos desempenhar um papel chave, e mais que ontem, devemos hoje e sempre salientar a atenção aos nossos ricos e serenos aconselhamentos de molde a que amanhã sejam fatores de orientação diversa no caminho da perfeição social e familiar.
Com a sabedoria dos costumes, lendas e tradições, referências de enorme valor, devemos, com a realidade sempre presente, realçar os tempos duros passados onde, apesar de tudo, na cooperação social havia o maravilhoso sentimento do amor! "
 O dia 26 de julho foi escolhido como o Dia dos Avós porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. 
Embora no Brasil já seja costume comemorar o Dia dos Avós em 26 de Julho, não temos notícias de essa data ter sido oficialmente estipulada pelo governo brasileiro.(Fonte:Portal da Família)

Um comentário: