Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia da árvore - 21 de setembro.


"Dia 21 de Setembro, comemoramos o Dia da Árvore. Essa data foi escolhida para celebrar a chegada da estação mais florida do ano, a Primavera, em 23 de setembro. No Brasil essa data foi instituída em 1965 e foi implantada para conscientizar as pessoas sobre o meio ambiente e sobre a importância das árvores em nossas vidas.

Mais do que embelezar nossa cidade, a árvore é um ser vivo! Nasce, cresce e morre. Para que ela não morra antes do tempo, temos que cuidar não só dela, como do meio em que vive. Não se pode esquecer que a árvore também serve de alimento e moradia para outros seres vivos e para nós proporciona sombra, frutos, além de manter a umidade do ar e diminuir a poluição.

Em nosso país, cada região escolheu uma árvore típica como seu símbolo, para comemorar: a região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, a araucária."(fonte: Esse tal meio ambiente).

A árvore símbolo do RS, como não poderia deixar de ser, é a erva mate.

"A palavra mate deriva do quíchua matty que designa a Cuia ou seja, o recipiente onde o chá era bebido ou sorvido por uma bomba. O hábito ainda hoje é muito popular em todo o sul da América do Sul, e no Brasil a bebida é chamada de Chimarrão.

Outra prática bastante popular no planalto curitibano, habitat original da erva-mate, é conciliar o plantio da Araucária com o do mate. Técnicas como essa são comuns para um controle ambiental mais rígido, e para evitar o desgaste do solo."(fonte:Wikipedia)


6 comentários:

  1. Ahhh eu me lembrei, ontem :)
    As árvores, nossas irmãs!
    Tenho um ipê branco, em meu quintal, que andou baqueado com esse clima louco, mas eu o abraço sempre e falo com ele... agora ele está se recuperando, graças a Deus.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. ola viemos dar um oi e retribuir a visita la no blog , aproveitamos e estamos seguindo , se puder fazer o mesmo sera um prazer.
    Bjs
    Pati e Cris
    http://alegrandocomarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da abordagem que fizeste sobre as árvores.
    Um abraço carinhoso, estou partindo sábado para ver outras paisagens enfeitadas com outros tipos de árvores!

    ResponderExcluir
  4. Me encanta cuando llega la primavera…la sangre altera, como decimos por aquí. Nosotros entramos en el otoño. Con su colorido inigualable aunque con algo de tristeza. Hay que cuidar los arboles, nos dan demasiadas cosas y nosotros a ello demasiado poco. Gracias por tus palabras en mi blog. Un bessito.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita e excelente semana, bjs

    ResponderExcluir
  6. Como é bom receber comentários!!Nos sentimos conectados com o mundo. Não deixem de fazê-lo, meus amigos!

    ResponderExcluir