Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Das minhas leituras.

Dei uma olhada em títulos antigos e encontrei Josué de Guimarães falando sobre "Os tambores silenciosos". Josué Guimarães, gaúcho de São Jerônimo, RS, nasceu em 1921. Trabalhou em todos os jornais de Porto alegre e em jornais e revistas do Rio de Janeiro. Voltou-se ao jornalismo político e opinativo o que o levou a ingressar na política durante o governo Vargas. Saiu do PTB ingressando no Partido Socialista. Perseguido, foi preso em 1969. Faleceu aos 65 anos e, dele, disse Moacyr Scliar:"o primeiro gaúcho que se voltou para a grande massa depois de Érico Veríssimo". "Os tambores silenciosos" sofreu ameaça de apreensão ao ser editado em 1977 devido a semelhanças entre alguns personagens e personalidades do governo do RS. Afora isso o texto é delicioso, remete à época em que a grande diversão, não só das irmãs Maria era bisbilhotar a vida alheia o que elas faziam revesando-se à janela com o uso de um binóculo. Os desmandos do prefeito, a manipulação de informação, a censura imposta aos jornais e revistas sem dúvida poderiam mesmo ser comparados ao RS de outrora. É uma excelente opção de leitura.
Começo,agora, "Feliz por nada", crônicas de Martha Medeiros. Pobre ( ou não) cérebro com tanta variedade de temas e estilos!

5 comentários:

  1. Oi Sonia, se você se lembra da música das Casas Pernambucanas é do meu tempo. Dia desses estava revendo esses "reclames" (se falava assim) no youtube e me deu tanta saudade da infância e dos pijamas de flanela...
    Depois me conte o que achou desse livro da Martha Medeiros. Eu adoro suas crônicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas lembranças! por aqui tínhamos também o"reclame" das Lojas Grazziotin que eu cantava para levar meus filhos irem para a cama, Grazito - o bonequinho - de pijama de pelúcio desejava "um bom sono prá você e um alegre despertar".

      Excluir
  2. Ainda não lí esse livro, mas vou colocar na lista...rsrs
    bjosss

    ResponderExcluir
  3. INFORMAÇÃO uma das boas coisas da vida! Beijo de bom dia. Ivany

    ResponderExcluir
  4. Pienso que todos los autores en alguna forma dejan su huella.

    Cariños

    ResponderExcluir