Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sexta-feira, 6 de julho de 2012

FLIP homenageia Carlos Drumond de Andrade

De 4 a 8 de julho acontece em Paraty a 10ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, evento dedicado às letras e que nesta edição homenageia Carlos Drumond de Andrade.
Carlos Drumond de Andrade nasceu em Itabira,MG. Estudou em Belo Horizonte e Nova Friburgo. Formou-se em Farmácia. Fundou com outros companheiros a revista "A Revista" para divulgar o modernismo no Brasil.
Em 1925, casou-se com Dolores Dutra de Morais, com quem teve uma única filha, Maria Julieta. Durante a maior parte da vida, Drummond foi funcionário público, embora tenha começado a escrever cedo.Seu falecimento se deu em 1987, no Rio de Janeiro, doze dias após a morte de sua filha. Drumond escreveu poesias ( E agora José? e outras), contos, crônicas e livros infantis. Destaco:

Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,

a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.


Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.

Participarão da 10ª edição da FLIP ao todo, 40 escritores de 14 países. Destaque para três dos mais relevantes nomes da produção literária atual: os americanos Jonathan Franzen,  autor do badalado “Liberdade”, Jennifer Egan, vencedora do prêmio Pulitzer por “A Visita Cruel do Tempo”, e o britânico Ian McEwan, que já havia vindo à festa em 2004 e retorna com o novíssimo “Serena”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário