Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Hábitos gostosos da infância.

Acessei o blog da Angela levada pela curiosidade a respeito da postagem sobre a aveia. A identificação foi imediata, uma vez que a aveia ( cereal que consumo há muito tempo, diariamente) tal qual era preparada na casa dela, com bananas esmagadas, era comum como lanche da tarde na minha também. Minha mãe nos ensinou a acrescentar mel à mistura. Chego a sentir o sabor e o aroma daquela delícia que era preparada ora por minha mãe, ora por meu pai, ora por nós mesmos ( já crescidinhos).
Copiei o texto na íntegra pois penso que assim como a Angela e eu, tenho certeza que muitos dos meus seguidores, contemporâneos, devem ter tido esta mesma experiência. 
Atualmente, os lanches saudáveis, como aqueles, foram substituídos por fast food ou até por barrinhas de cereais. As novas gerações perdem muito com estes hábitos ditos modernos, pois até o ritual do preparo é uma gostosura. A vida moderna no seu corre-corre não mais permite este tipo de atitude. É uma pena!! 
"Quando eu era pequena, não havia esta diversidade de produtos industrializados, por sinal, cheios de aditivos químicos. Lembro-me de minha mãe preparando tudo muito fresco, muito saudável, muito natural para nós, minha irmã e eu. Um desses preparos deve ter calado fundo na minha alma por alguma razão, algum ganho adicional, talvez amor, carinho ou mesmo o saudoso sabor da infância. O fato é que até hoje adoro pegar duas bananas prata não muito maduras, amassá-las bem com um garfo e polvilhar aveia em flocos grandes, misturar e comer devagarinho, saboreando cada garfada com imenso deleite.
Já conheço bem os benefícios deste cereal, tão ligado à criançada e aos idosos por causa dos mingaus. Recentemente - este mês - saiu uma matéria curtinha, muito boa, que reproduzo para vocês.
O Poder da Aveia
Poucos alimentos são tão reconfortantes quanto um mingau de aveia quentinho. Não só reconforta, como também faz bem à saúde. A aveia contém betaglucana, um tipo especial de fibra com propriedades que reforçam a imunidade, estabilizam a glicemia e baixam os níveis sanguíneos de colesterol. As avenantramidas, antioxidantes encontrados apenas na aveia, destroem os radicais livres. Também ajudam a evitar a aterosclerose (o 'endurecimento das artérias').
Combinadas, essas duas propriedades ajudam a fortalecer a saúde do coração. Além disso, a aveia é boa fonte de selênio, um poderoso antioxidante que repara danos causados ao DNA. O selênio também está relacionado à redução do risco de câncer, sobretudo do câncer de cólon.
Finalmente, alguns estudos mostram que as avenantramidas reduzem coceiras e inflamações quando a aveia é aplicada na pele."( fonte Blog notíciasdacozinha de Angela Fonseca)
(Fonte: A cura no armário da cozinha)

5 comentários:

  1. Coisa boa uma papinha de aveia!Também tive na minha infância, não assiduamente, mas tive e me deliciava. Já meus filhos, também ganhavam os cremutchos com um pouco de aveia ou então, as conhecidas papinhas.
    Foi bom relembrar e salivar ao relebrar o sabor...

    ResponderExcluir
  2. Prezada Sônia, fique a vontade para compartilhar com seus seguidores as informações que partilho com os meus. A ideia é essa mesmo: ensinar as pessoas a se alimentarem de modo saudável e a entenderem a funcionalidade dos alimentos. Gente como você, que respeita o blog de onde veio a postagem e o divulga só tem a acrescentar.
    Seu blog é muito bonito, adoro as nuances do violeta, cor da energia de transmutação. E a música é bela também. Vou segui-la. Um beijo. Angela
    http://noticiasdacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Sônia!
    No meu tempo de criança e jovenzinha não gostava de mingau de aveia, íamos em bando para os sítios comer goiaba, chupar jabuticaba e, gostava de milho assado. Lanche? Misto quente, pão com manteiga na chapa com pingado e só de vez em quando. Só que sem esses agrotóxicos, quando jovens éramos magrinhas e tínhamos uma pele de pêssego.
    Olha que eu não gosto de comer bobeira e carne vermelha, só que não tenho nenhuma estria e celulite aos 65 anos com marido novo Ai!!
    Piscina aos domingos, nem pensar...Fica lotada.
    Eu só quero é viver bem, acordada ou sonhando...
    Obrigada pela visita
    Mundo dos Inocentes


    ResponderExcluir
  4. Oi Sônia! Obrigada por seguir meu blog, e pela sua visita!
    Estou seguindo vc tbm!
    Ah! Minha irmã é professora de Biologia ;-) Mas está no começo da carreira, ainda... Beijinho pra vc! Apareça sempre que quiser!

    http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda, Kelly! Sua irmã escolheu uma profissão belíssima.

      Excluir