Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"Longe dos insetos e perto da natureza"

No verão acrescentamos mais alguns ítens à nossa lista de compras, os inseticidas e os repelentes
é nessa época que nós mais convivemos com esses desagradáveis inquilinos. Colhi as informações abaixo do jornal Diário Gaúcho e transcrevo aqui no intuito de colaborar para que, fazendo economia, possamos nos livrar desses incômodos animaizinhos e ainda de quebra livrar a natureza de mais substâncias tóxicas.

... Se você quer evitar o uso de venenos dentro de casa, aprenda técnicas totalmente práticas e naturais para eliminar os hóspedes indesejáveis.

Pernilongos: o cheiro da casca da laranja, do cravo, do limão, do manjericão e da citronel espanta os pernilongos.
Traças: para eliminar traças e seus ovos de livros e pequenos objetos, coloque-os dentro do freezer, em sacos plásticos vedados, por dois dias. Sachês com folhas secas de lavanda, pimenta caiena,casca de cedro ou sálvia também espantam traças. Passar óleo de lavanda nas superfícies onde ficam os livros também ajuda a manter o bichinhos longe dos armários.
Carunchos: os carunchos conseguem entrar em caixas de cereais e pacotes. Uma forma de evitar que isso aconteça é armazenar os alimentos que são alvo desse bichinho( arroz, trigo, feijão) com algumas folhas de louro. Uma medida preventiva é colocar os pacotes recém comprados no congelador por dois dias, isso vai matar ovos que possam estar dentro da embalagem.
Baratas: besunte vaselina sólida nas paredes internas de um vidro. Dentro coloque dois dedos de cerveja ,pedaços de frutas e gotas deextrato de amêndoa.As baratas vão ficar presas dentro do vidro, depois dê o destino que julgar apropriado. Outra possibilidade é fazer misturas de açucar e bicarbonato de sódio e espalhe emvasilhas pequenas pela casa, ou ainda, embeber algodão em óle essencial de alecrim e eucalipto e distribuir pela casa.
Para todos os ambientes: para fazer um repelente,misture 100g de folhas de manjericão, 100 g de citronela, e 1 l de álcool no liquidificador. Bata tudo,coe e coloque em um recipiente vedado. Umavez por dia, pulverize o ambiente.
Repelentes: mergulhe um pacote de cravos no álcool por 30 dias. Depois coe a mistura e junte 50ml de óleo de amêndoas. Passe a mistura no corpo. Outra opção é misturar 200ml de óleo mineral com 30ml de óleo de andiroba e 30 ml de óleo de citronela.( fonte: Lisiane Lisboa - Jornal Diário Gaúcho)

4 comentários:

  1. Excelentes dicas, amei!
    aqui em casa tenho sempre vela de citronela. Saber que a lavanda e salvia é bom para evitar traças, eu não sabia. O cheirinho dessas ervas é maravilhoso!
    Sonia, uma semana de paz para você
    zizi

    ResponderExcluir
  2. Gracias por compartir algo tan interesante e importante para el medio ambiente!!!!!!!

    Cariños

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Dicas preciosas, parabéns, gostei muito vou tentar usá-las aqui em casa.

    bjos
    Silvia Malamud

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga Sonia.
    Bem lembrado e bem a propósito, afinal além de ter o calor que por vezes sufoca vem juntos esses mosquitos chatos para completar nossa vida
    Bom fim de semana, mas sem mosquito é claro

    Abraços.
    RioSul

    ResponderExcluir