Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer

Às vésperas de completar 105 anos, morreu Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares, ou simplesmente, Oscar Niemeyer, como era mundialmente conhecido. Nascido e falecido no Rio de Janeiro, entre 15 de dezembro de 1907 e 05 de dezembro de 2012, deixou inúmeras obras no mundo todo, destacam-se, no Brasil:
Museu de Arte Moderna de Niterói, Escola Estadual Milton Campos de Belo Horizonte, Cidade Administrativa de Minas Gerais em Belo Horizonte, Edifícios da Esplanada dos Ministérios de Brasília, Sambódromo da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro, Memorial da América Latina em São Paulo, Igreja da Pampulha em Minas Gerais, Catedral de Brasília em Brasília. Entre as obras projetadas por ele no RS destacam - se  o mausoléu de Getúlio Vargas em São Borja, o monumento à Coluna Prestes em Santo Ângelo e a Casa do Povo em Vacaria. Todos projetos com a marca genial de Niemeyer.
Ao lado de todos esses projetos arquitetônicos pode se encontrar no Parque de Bercy, em Paris  esta beleza que ilustra a postagem intitulada A mão e a flor. Niemeyer aliou a poesia e a suavidade desta e de outras obras aos projetos de edificações majestosas como as citadas anteriormente.
É dele a frase: "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta,dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito o universo, o universo curvo de Einsten".

Recebeu merecidas homenagens em vida e póstumas.

Um comentário:

  1. ESSE HOMEM FOI UM GÊNIO DAS ARTES MESMO,SONIA.

    ÓTIMA LEMBRANÇA!

    MUITO CALOR,AMIGA!

    BEIJOS

    DONETZKA

    ResponderExcluir