Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sexta-feira, 8 de março de 2013

Reflexões em um 8 de março chuvoso.


8 de março - Dia Internacional da Mulher. Li no blog "Déjame que te cuente":
"Como sabéis, hoy  8 de marzo se celebra en todo el mundo el Día Internacional de la Mujer Trabajadora. Con este motivo  me apetecía hablaros de la “Ley de la Silla”, que fue promulgada hace más de cien años, gracias al tesón de la madrileña María de Echarri. Periodista, escritora y política que puso su persona y su pluma al servicio de la gente obrera, en especial de la mujer obrera.
Uno de sus logros, para humanizar el sufrido y discriminado el trabajo de la mujer, fue la ley de la silla por la que los empresarios debían proporcionar una silla a todas las mujeres que trabajan en la industria o el comercio para que pudiesen sentarse a descansar. El problema es que tras este reconocimiento de una legislación laboral específica para la mujer, subyace un reconocimiento de la debilidad de la mujer. Esta ley se basaba en un estudio del Instituto de Reformas Sociales en el que se detallaba que trabajar muchas horas seguidas de pie podía producir deformaciones en la pelvis y, con ello, problemas en su capacidad reproductora.

¿Que os parece? Cuando se empiezan a dictar leyes  que protegen a las  mujeres, se basan en garantizar nuestra condición de procreadoras. Pero tranquilas, no os enfadéis todavía, porque pese a todo, esta ley mejoró en cierto modo el  trabajo de cientos de mujeres, llegando incluso a elaborarse una lista de industrias y comercios que NO obligaban a trabajar hasta más tarde de las 20 horas, y que además, permitía sentarse a sus empleadas mientras no tuviesen trabajo que las obligase a estar de pie. Al resto… boicot a sus productos."
Interessante, não? Pois resolvi, neste dia 8, ao invés de simplesmente parabenizar as mulheres, minhas seguidoras ou não, fazer uma breve reflexão sobre o que há por detrás de tantas homenagens - não que não goste de ser homenageada, não - quero crer que à medida que o tempo passa e que a tomada de consciência vai se tornando efetiva,  o valor de cada um tornando-se evidente não haverá mais necessidade de datas especiais para que se o reconheçamos.
Será que as catadoras de lixo, as boias - frias, as agricultoras, as serventes, as cortadoras de cana, as carvoeiras e todas as demais mulheres cujas profissões são consideradas simples mão de obra, também festejam o 8 de março, ao menos sabem que existe este dia a elas dedicado?

12 comentários:

  1. Realmente sonia, o dia é apropriado para reuniões, debates , reflexões sôbre o papel da mulher na sociedade.
    Precisamos de um novo paradigma, sem submissão, preconceitos,e principalmente sem violência.Gostei do texto em espanhol, li alto para ver se ainda sei um pouco depois das longas férias...hehehe. Bom findi semana e parabéns pelo noso dia!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto e uma ótima reflexão. Será que todas as mulheres comemoram esse dia ? são amadas, respeitadas, valorizadas?
    O mundo é vasto, em algum lugar uma mulher não comemora esse dia.
    beijos e bom fim de semana
    Zizi

    ResponderExcluir
  3. Lendo sobre esse dia vejo tantos exemplos que indicam quem é a mulher num todo.Se não bastam esses exemplos para mostrar o quão forte é você como mulher,por favor ,aproveite esse dia ,olhe para si mesma e se veja,que a força faz parte da sua natureza,ela está ai bem dentro de você.
    V*I*V*A****A****M*U*L*H*E*R*******

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sonia
    Se tratando de mulher, existe principalmente por parte dos homens uma discriminação nojenta quanto a classe social de muitas mulheres, existem também as prostitutas que eles acham que não merecem ser homenageadas, mas a qualquer briguinha estão a procura delas, para isso elas servem. Ficar de boca fechada, antes de debochar de muitas mulheres infelizes, deem uma olhada em suas vidas para ver quanta podridão existe atrás dessa máscara de sórdido.
    Jogar pedras é fácil, dar a mão é impossível.
    Eu nunca gostei de homenagens de nada, acho isso muita falsidade, ao invés de saudar que tal ajudar quem escorregou e está precisando de um ombro amigo para chorar e se levantar?
    Mas, enfim temos que entrar na onda para não sermos chatos.
    Um beijo
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  5. Passando pra desejar uma bom e tranquilo fim de semana.


    bj
    Meire Brentan

    ResponderExcluir
  6. olá, eu gosto dos 2: serra e mar .. bjks LIN

    ResponderExcluir
  7. Publiquei, atrasada, um post sobre o dia da mulher. Naturalmente me sinto desconfortável com homenagens. Homenagens por ser mulher? Como assim? Prefiro um dia de debates, como algumas pessoas colocaram acima, de conscientização e, principalmente de mobilização. Não são poucas as mulheres que por alguns mimos renunciam à luta. Em vez de rosas prefiro salários equivalentes. Em vez de maquiagem de graça prefiro creche para todas as que querem ser mães, em vez de manicura na entrada de shoppings, prefiro que as mulheres, desde meninas, sejam conscientizadas sobre anticoncepção (e tenham acesso a contraceptivos) e sexo seguro...e assim vai!

    ResponderExcluir
  8. Uma reflexão que merece ser exercitada todos os dias amiga Sônia. Feliz sejas todos os dias minha querida. Olha corre na Ilha porque já começou a caça ao coelho, não durma no ponto kkkkkk beijos doces no coração. Ah! o sêlo Namastê está sem animação, querendo te mando o código de postagem ok?

    ResponderExcluir
  9. Foi ótimo seu post,Sonia.

    Refletir sempre,ser feliz,viver!

    Obrigada pela visita,amiga.

    Beijos e lindo domingo

    Donetzka

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga Sônia !!!!

    Muito me honrou a sua visita ao meu Blog.
    Obrigado pelo carinho para comigo e meus
    Trabalhos. Adoro visitá-la, embora no momento o
    meu tempo esteja curtíssimo. Voltarei mais vezes.
    Beijos de luz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    POETA CIGANO – 11/03/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    http://facebook.com/poetacigano

    http://facebook.com/groups/296470613762821
    (Cantinho do Poeta Cigano)

    ResponderExcluir
  11. "Será que as catadoras de lixo, as boias - frias, as agricultoras, as serventes, as cortadoras de cana, as carvoeiras e todas as demais mulheres cujas profissões são consideradas simples mão de obra, também festejam o 8 de março, ao menos sabem que existe este dia a elas dedicado?"

    Não amiga, elas não sabem e talvez nunca saberão.
    O que deverão comemorar, penso eu?
    Essa labuta ordinária e cruel da qual seguem diariamente como escravas?
    Penso que seja um dia simbólico como todas as demais datas comemorativas, instituídas pela sociedade humana.
    Mas sempre é válida, para que algumas dessas guerreiras tenham consciência do seu valor apesar dos pesares.
    Quem sabe alguém possa dizer isso a elas? Vamos torcer!

    Bjksss

    ResponderExcluir