Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


terça-feira, 23 de abril de 2013

Alguns dados sobre o 22 de abril - Dia Internacional da Mãe Terra.

"...O Dia Internacional da Mãe Terra - é uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009 para marcar a responsabilidade coletiva para promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente...
... a história dessa comemoração é bem mais antiga. O primeiro Dia Nacional da Terra ocorreu em meio ao movimento hippie americano, em 1970. Se por um lado a música e os jovens eram engajados, de outro os americanos viviam com seus carros com motor V8 e a indústria despejando produtos poluidores com pouco medo de represálias legais..."( fonte: Google)
No Brasil, o 22 de abril tem ainda uma outra razão para ser celebrado, 22 de abril foi o dia em que os portugueses aqui chegaram. Para a história oficial, o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500, há controvérsias pois existem registros de outros navegadores que aqui aportaram. Bem mas não é sobre isto a postagem de hoje. Descoberto ou não, a data coincide com o dia dedicado à Terra e, o Brasil, é a nossa terra, portanto cumpre-nos o dever de zelar por ele respeitando os limites dos ecossistemas que nele são ricos e variados.
Despertou-me a curiosidade em saber quais os órgãos encarregados da proteção do ambiente no Brasil, encontrei este organograma que mesmo sendo do Rio de Janeiro nos dá uma ideia da estrutura:
ESFERA FEDERAL

CONSELHO DE GOVERNO: órgão superior colegiado que reúne os todos os ministros e a Casa Civil tendo por função assessorar a Presidência da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais.


CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente
MMA Ministério do Meio Ambiente

IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

ICMBio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

ESFERA ESTADUAL


SEA Secretaria Estadual do Ambiente


CECA Comissão Estadual de Controle Ambiental


CONEMA Conselho Estadual do Meio Ambiente

INEA Instituto Estadual do Ambiente


ESFERA MUNICIPAL

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Conselho Municipal de Meio Ambiente
Com tantos órgãos encarregados da preservação dos recursos naturais, a realidade não deveria ser outra?

 P.S. e hoje é o dia dedicado a São Jorge.
Salve, Jorge!!

7 comentários:

  1. A terra, de onde viemos e pra onde retornaremos. Essa é uma grande certeza. Muitos não valoriza a terra. É só olharmos e percebemos que tudo vem da terra, do alimento à mais cara joia. inclusive nós.

    Sonia, muito obrigado pela passagem lá no blog Notas..., te convido a conhecer também o Serras...Pena que faltou sua opinião, que é muito importante pra mim.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Sonia, tamb´´em postei algo, mas num enfoque diferente...Lembrei da aula de EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TECNICA , sôbre algumas destas siglas e suas resposnsabilidades, que tens no Organograma. Acho que retornarei ao tema no meu blog, depois de ler o teu.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Soninha

    Parabéns pelo belo post.

    bjokas com carinho =)

    ResponderExcluir
  4. Sonia

    Por favor, mande-me um e-mail urgente, urgentíssimo. Nele eu explico.
    É grave
    Dorli

    ResponderExcluir
  5. Abril é um mês repleto de datas comemorativas importantíssimas!
    Muito bem lembrada nossa Mãe Terra!
    Se tudo deveria ser melhor?
    Sem dúvida!
    Mas, cadê o orgão chamado: CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL???
    Cadê, me diga???

    Bjksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja, taí, acho que este ainda não criaram!!Deveria ser o primeiro a ser criado.
      Abraço!
      Sonia

      Excluir
  6. Olá amiga Sonia
    Com certeza órgãos criados para esses fins estão sendo usados como outros que já criaram para serem usados como cabides de empregos, o que não é uma novidade em se tratando de Brasil. Eventos são feitos e o que se vê por lá são representantes de países mostrando que é melhor desenvolver custe o que custar do que ter uma política para um desenvolvimento sustentável, lastima

    Abraços,
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir