Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


quinta-feira, 2 de maio de 2013

1º DE MAIO, embora com atraso.

Esta seria a postagem para ser feita ontem, dia 1º de maio mas a postagem sobre a vitória do Grêmio fez-me priorizar o comentário sobre a forma como o Tricolor gaúcho deu a volta no Independiente de San Jose. Impossível não falar da garra tricolor  e da torcida que tomou conta da Arena.
Hoje, então, vou homenagear os trabalhadores com o texto do "historiadigital" e de uma charge que encontrei  no Google - embora ela se refira a seção e não a secção - (curiosidadesdaNET.com)

 "Em Chicago, milhares de trabalhadores protestavam contra a enorme carga horária pela qual eram submetidos, ou seja, 13 horas diárias. A proposta era reduzir para 8 horas diárias, como é hoje (geralmente…). curioso é que isto ocorreu em um 3 de maio.
- Além da diminuição da carga horária, os trabalhadores também exigiam descanso semanal remunerado e um período anual de férias, direitos trabalhistas que ainda não existiam na época.
- A escolha da data de 1° de maio ocorreu para homenagear os trabalhadores mortos pela repressão policial nos Estados Unidos. No entanto, as mortes só passaram a ocorrer a partir do dia 03 de maio.
- Apesar da escolha da data ter sido feita por membros da Segunda Internacional Socialista, os oito organizadores das manifestações eram militantes anarquistas, não socialistas.
- Os organizadores das manifestações foram denominados Mártires de Chicago. No monumento erguido a eles, estava o seguinte epíteto: “Um dia nosso silêncio será mais forte que as vozes que hoje vocês estrangulam”.
- Em 23 de Abril de 1919, o senado francês proclamou feriado nacional no dia 1° de Maio. Em 1920, foi a vez da União Soviética. Aqui no Brasil, o primeiro de maio é comemorado desde o ano de 1925.
- Os Estados Unidos não comemoram o Dia do Trabalho no dia 1° de maio, e sim na primeira segunda-feira de setembro. Na Austrália comemora-se a data em duas ocasiões: na parte ocidental, em 04 de março e, na parte meridional, em 07 de outubro.
- Em 1940, o presidente Getúlio Vargas utilizou o 1° de maio para anunciar o novo salário mínimo. Em 1941, a data foi usada para marcar a criação da Justiça do Trabalho, que visava resolver os conflitos existentes entre os trabalhadores e seus patrões.
- Como Vargas utilizava a data para apresentar boas notícias aos trabalhadores, a data perdeu seu sentido original. Até então marcado por piquetes e protestos, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares.
- Mesmo sendo um feriado nacional no Brasil, a Bahia ficou 55 anos sem comemorar a data porque os governantes acreditavam que era uma contradição não trabalhar no dia do Trabalho."(fonte: www.historiadigital.com.br) 
Obs:.Grifos meus.

2 comentários:

  1. Sonia, passando para agradecer a sua visita sempre muito carinhosa no meu cantinho :)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Sonia!
    Amo seu espaço que é sempre informativo e atuante!
    E VIVA O TRABALHADOR BRASILEIRO!

    Bjksss

    ResponderExcluir