Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Blogagem coletiva do EdeEtienne - Tema livre: As contradições do inverno.

Mais uma blogagem coletiva do Ede Etienne e, desta vez, ela propõe um tema livre o que faz o desafio ainda maior. Penso que para quem mora em Santa Maria/RS há um assunto que está permanentemente na pauta do dia:  o frio.  Para nós que moramos aqui no sul do país, o inverno já faz parte do nosso dia a dia nesta estação do ano e mesmo assim ele às vezes nos surpreende com sua geada e, eventualmente, com a neve, como ocorreu em Caçapava do Sul (foto).
O vento minuano que sopra nas coxilhas e, vez por outra, atinge as cidades, é também um componente especial do inverno gaúcho. A modernidade vem modificando os hábitos dos gaúchos pois nossos fogões à lenha estão sendo substituídos por aquecedores elétricos dos mais diferentes tipos, embora eu ainda prefira o crepitar da lenha queimando na lareira e no fogão e o chimarrão correndo de mão em mão. O inverno não é só uma atração turística, muito menos é composto só de coisas pitorescas e aconchegantes.De um lado o frio dos turistas e do outro o frio dos desabrigados. Há contraste maior? Penso que não. As maravilhas que o frio proporciona quer por suas paisagens, quer pela culinária fumegante passa ao longe pelas pessoas que sequer têm um agasalho condizente com a temperatura do ambiente. Há solução? Há e depende de cada um de nós, desde o momento de nos desapegarmos daquilo que excede no nosso guarda roupa pois "cabine não sente frio", até o momento da escolha dos nossos representantes nas esferas encarregadas de resolver as necessidades do povo.  Coincidência ou não, no momento em que escrevo, o noticiário da RBS local está divulgando mais uma campanha de arrecadação de agasalhos.  O despertar da solidariedade é uma das consequências do inverno rigoroso trazendo um pouco de alívio para os mais carentes. É hora de curtir as delícias do inverno, é hora de desapegos, é hora de pensar no próximo!
P.S
Esqueci de colocar o link da Etienne para que possam conferir as outras postagens com temas livres, estão bem interessantes, vale a pena ir até lá e ler: EdeEtienne.blogspot.com
 

16 comentários:

  1. Oi Sonia, estou aplaudindo tua participação.

    Além da linda descrição que fez do sul (que eu amoooo),você tb foi solidária e nos lembrou que devemos sempre ajudar o próximo com aquilo que pudermos.
    Gostei demais, super parabéns pra ti!

    Adoro o sul do país e o frio nem tanto, mas curto um pouco rsrs..

    beijos pra ti!

    ResponderExcluir
  2. OI SONIA CONCORDO CONTIGO,O INVERNO É LINDO DEIXA ALGUMAS CIDADES PRINCIPALMENTE AS DOS SUL MUITO CONVIDATIVAS,MAS POR OUTRO LADO TEM OS NOSSOS IRMÃOS MORADORES DE RUA QUE SE QUER TEM UM BOM AGASALHO OU UM COBERTOR,DESDE QUE ESSE FRIO CHEGOU,ISSO NÃO SAI DA MINHA CABEÇA,PARTICIPEI DA CAMPANHA DO AGASALHO DA EMPRESA EM QUE TRABALHO,MAS ACHO TÃO POUCO,COMO GOSTARIA DE PODER AJUDAR MAIS,ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sonia:
    Aqui em Curitiba os donos de brexós fizeram uma campanha de doação de roupas nas ruas.
    Achei a ideia fantástica, pois assim alivia um pouco o frio dos moradores de rua, né.
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  4. Oi Sonia
    eu penso que essas contradições existam para mexer com o coração das pessoas. A solidariedade desperta nesses momentos.
    Ao conhecer o sul, muito me chamou a atenção o cuidado com que as pessoas tem com o próximo. Frio e enchentes,e logo , as pessoas se reúnem para ajudar. Pelo que vejo você também é assim atenta a auxiliar quem precisa. bj zizi

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Sônia
    Enquanto eu saltava de felicidade em pegar meus cachecóis e roupas bem abrigadinhas... vc nos pontua os injustiçados da sociedade que nada têm e sofrem tanto nessa época...
    Hoje mesmo me encontrei com alguns soltos pelas ruas... dá pena!!!
    Orar e tentar amenizar um pouco a "sorte" deles...
    No mínimo, ver algo que não uso mais em bom estado e doar aos Vicentinos daqui a pouco (já separei)...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Hey, Sonia! (Desculpa a demora, me conectando agora.) Estava conversando com a minha mãe, ela me contou que no Sul teve até boneco de neve... Também adoro o crepitar da lenha na lareira! Você destacou um ponto tão importante, o frio dos desabrigados - os abrigos e as campanhas são fundamentais no frio do Inverno. Muito obrigada pela participação. Aviso quando a votação estiver disponivel. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Sonia, e muitas vezes a gente percebe que além de cabide não sentir frio também não desfila moda. A gente fica querendo trocar de roupa toda hora e tantos sem UMA roupa pra botar por cima, né?

    ResponderExcluir
  8. Oi Sonia! Paradoxal mesmo a desigualdade social que atropela o progresso. Resta-nos exercer bem a cidadania. Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Hey, Sonia! Passando pra informar que a votação está aberta lá no post da BC. Um ótimo final de semana pra você! Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Oi querida, realmente ando trabalhando muito no meu siote da academia......e dando muitas aulas "amém"...sim estou em uma nova fase, e mais aberta para a vida. Sou uma pessoa mais chorona hoje, me emociono com mais facilidade.....agora quero acertar mais, ser feliz sempre que dá.....obrigada pela visita, beijos

    ResponderExcluir
  11. Post maravilhoso amiga!

    Gostaria de te fazer um pedido, pois sou finalista com a minha poesia “Boa Noite Amor” num concurso, Poesia no Blog. www.ostra-da-poesia.blogspot.com, poderia contar com o seu voto? (A votação termina no sábado dia 27/07/2013).

    Para votar o link é este: http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com.br/ Clique na caixa amarela do lado direito e em enviar, preencha o que pede principalmente o link do seu blog. Depois logo abaixo entre na porta do Chatilhando e preencha novamente para que o voto seja validado.

    Beijos na sua alma...

    ResponderExcluir
  12. Oi Sonia!Usou muito bem sua Blogagem coletiva,num assunto que é fundamental em qualquer estação,mas no inverno muito mais!Bjs e bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  13. Sônia, muito bem colocado o contraste sobre tudo que ocorre no frio tão intenso aí do Sul. Excelente a tua participação!
    Ah! E obrigada pelo comentário carinhoso lá no meu blog. Adorei o vovó potencial!
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Oi Sonia. O inverno é só coisa boa e esse comentário é coisa de quem detesta calor. O contraste com os necessitados é o que devemos nos preocupar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sonia!
    Os contrastes, contradições e conflitos da vida. NOsso clima aqui do sul não é brincadeira e o pior é a total falta de infraestrutura para suportar tudo isso. Quem pode (assim como nós, graças a Deus) que podemos ter lareiras, ar condicionado, etc, tudo bem, mas e os que não podem? Morrem de frio, ficam por aí, dependendo da caridade alheia, da solidariedade, da disposição das pessoas. E, por mais que a gente faça nunca conseguimos estancar essa ferida social. São várias frentes para atacar e as políticas públicas não são abrangentes como deveriam ser. Mas isso é outro assunto, desculpe, me empolguei. Culpa de sua postagem, muito boa. Parabéns. É a primeira vez que venho aqui e sei que voltarei mais vezes. Até porque, somos conterrâneas. Tbm nasci em Santa Maria-RS. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Mais uma vez fico agradecida pela sua visita.....obrigada por gostar do que escrevo.

    Vc me motiva, me empurrou pra frente em minhas fases.....;)

    ResponderExcluir