Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sábado, 26 de outubro de 2013

Estou de volta pro meu aconchego...

Depois de uma semana afastada do meu cantinho, eis - me de volta.
Estive com a turma da Escola para Adultos em Foz do Iguaçu em "viagem de estudos" como costumamos dizer.  Foz do Iguaçu é a  cidade do Paraná, divisa com o Paraguai ( na Ciudad del Este onde se pode fazer compras de todo tipo de mercadoria que se possa imaginar e por preços acessíveis) onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu e a Usina de Itaipu, que nos mostram a grandeza e a força da Natureza e a capacidade do homem de apropriar - se dela e de transformá-la em benefício próprio. A visão da grandiosidade da Usina provoca um questionamento  pois, ao mesmo tempo que se sabe o quanto o ecossistema local foi modificado, quantas pessoas foram deslocadas de seu local de origem, quantos animais perderam a vida ou o seu habitat, percebemos o quanto de benefício a instalação da usina trouxe em termos de geração de energia limpa, não sei se a expressão se aplica mas é um balanço entre o custo e o benefício. De qualquer forma é, sem dúvida, uma visita inesquecível ao Parque das Cataratas, à Usina de Itaipu e às demais atrações como Parque das Aves, ao Eco Museu, ao Refúgio Biológico ( não conseguimos ir por causa do mau tempo,, segundo informações dos guias, vale muito a pena). Além da visitação e da magnitude das atrações, ainda tive a satisfação de poder acompanhar o jogo do Grêmio X Corinthians que , após muito nervosismo, deu a classificação do tricolor à fase Semi Final da Copa do Brasil. As fotos mostram um pouco do que foi esta nossa visita.
Além dessas visitas, ainda conhecemos a Sinagoga de Foz, o Templo Budista, ambos lugares  com uma aura especial e o Marco das Três Fronteiras - Brasil, Argentina e Paraguai local de grande beleza, ainda pouco explorado como atração turística, e  jantamos na Churrascaria Raffain onde também se pode apreciar um belo show de danças e músicas típicas da América.
Ao fundo, as cataratas ainda encobertas pela neblina.

No Parque das Aves e a coincidência de cores.

A imagem da torcida no telão da Choperia Rafain

A comemoração pela vitória do Grêmio.

Um painel que mostra a vazão das águas do Lago de Itaipu.
Uma visão da Usina através da janela do ônibus( muita chuva).
A Sinagoga com seus dois minaretes.
Templo budista com a imagem do Buda Shakyamuni.
 Impossível postar e comentar tudo que vimos e fotografamos por lá, recomendo àqueles que ainda não conhecem que visitem o local, vale muito a pena.
Para quem ficou curioso a respeito da Escola para Adultos e a turma que foi à viagem há uma foto com comentários no blog wwwescolaparaadultos.blogspot.com

2 comentários:

  1. Sonia,

    Olha só que coincidência!
    Aliás, hoje tem sido um dia repleto de coincidências...hehehe
    Ontem, certifiquei-me de que não havia postado no meu blog as imagens da viagem que fiz em Foz de Iguaçu.
    Como assim??? - perguntei.
    Então, fui "caçar" as fotos e acabei criando um post que ainda vou publicar.
    Olha, foi tão gostoso rever aqueles momentos lindos que passei lá com meu marido, viu?
    Agora, entro aqui e o que vejo?
    Você em Foz do Iguaçu!
    Menina, eu amei estar aí, inclusive vistamos a Usina de Itaipu.
    Infelizmente, nem tudo é perfeito e o outro lado saiu perdendo com a construção da Usina.
    Ou seja, a Natureza.
    Coincidência de cores... Legal!
    Você tá parecendo uma garotinha nesta foto, Sonia! ;-)

    Linda semana!

    Bjksss

    ResponderExcluir
  2. Sonia,
    Que fotos linda. Amei essa sua com uma arara! Tão quietinha ela! Faz tanto tempo que não vou a Foz do Iguaçu! Sempre tão linda! Que viagem boa e com ótimas companhias sempre é bom demais!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir