Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Blogagem Coletiva - Mosaico de Pintores(as) do Mundo

Retomando as blogagens coletivas,encontrei no blog Turquezza Variedade a proposta de fazer uma "exposição" de telas de pintores(as) do mundo e escrever algo sobre o pintor(a) escolhido(a). Por sugestão do meu filho, cuja área de conhecimento é a arte, escolhi  Pedro Weingartner, pintor gaúcho.
"Pedro Weingärtner (Porto Alegre, 26 de julho de 1853 — Porto Alegre, 26 de dezembro de 1929) foi um pintor, desenhista e gravurista teuto-brasileiro.
...  Sua contribuição mais notável à arte brasileira talvez sejam suas pinturas de inspiração regionalista, retratando imigrantes e gaúchos em suas atividades típicas, que têm grande valor estético e documental, sendo um pioneiro neste campo temático. Era dono de uma técnica refinada que dava grande atenção ao detalhe, e que em certos momentos se aproximou da fidelidade fotográfica. Deixou também vários trabalhos em gravura em metal, outro campo em que foi um precursor no Brasil... ( fonte:Wikipédia).
"As cenas gaúchas são todas quase do campo. Weingartner gostava de pintar costumes típicos, como a lida do campo, bailes do interior e os gaúchos chimarreando. O quadro Kerb mostra uma tradicional festa de colonizadores alemães. Uma grande quantidade de pessoas aparece nessa pintura, entre eles um grupo de imigrantes bem vestidos, uma jovem senhora com vestido estampado, chapéu, leque e luvas delicadamente pousadas no seu colo. O homem que está sentado atrás dela, provavelmente seu marido, usa botas com esporas. As crianças sentadas no chão podem ser seus filhos, usam vestidos rodados de alegre estampa e finos sapatos. Do lado de fora da casa, olhando pela janela, estão duas crianças espiando a babá. A festa está decorada com guirlandas de flores.(Fonte:"http://www.fotolog.net/manu_rdk)

7 comentários:

  1. Adorei. O interessante dessa obra é que a gente pode imaginar várias circunstancias e histórias para interpretar a tela.
    Muito legal...

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. Sonia,

    Quando estive na Pinacoteca do Estado, tive a oportunidade de ver algumas das obras de Pedro Weingärtner.
    Na época, fotografei algumas obras expostas ali. Porém, eu não tenho certeza de ter clicado alguma obra dele.
    Qualquer dia postarei a respeito.
    Realmente suas obras são lindas, sem contar que ele soube retratar diversos estilos de maneira estética e documental.

    Bjksss

    ResponderExcluir
  3. Sonia, penso que esta blogagem trará para todos nós um crescimento cultural muito grande. Eu não conhecia Pedro Weingärtner. Que beleza.

    ResponderExcluir
  4. Já fiz minha inscrição para o concurso,quero muito ganhar essa bolsa, ela é linda!!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Sonia,que maravilhosa sua escolha! Não conhecia a obra deste pintor e fiquei encantada! Bjs e boa sexta!

    ResponderExcluir
  6. UM FINAL DE SEMANA
    NA PAZ E NA LUZ DE JESUS.
    VAMOS LUTAR POR UM MUNDO
    MELHOR NEM QUE SEJA EU E VOCÊ.
    QUERO QUE SAIBA VOCÊ FOI
    E É IMPORTANTE DEMAIS PARA MIM.
    CARINHOSAMENTE ,EVANIR.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sonia,
    Que lindo quadro. Ótimo exemplo de imagem que detalhadamente mostra símbolos da tradição de povos que formaram o caráter de uma região. Parabéns!
    Bjs.

    ResponderExcluir