Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A partir de hoje.

Como minha participação nas blogagens coletivas diminuiu em função de algumas promotoras terem dado um tempo nos desafios, pensei em fazer algo para manter meu blog atualizado. Uma das opções que me veio à mente foi escolher temas que de alguma forma tenham me sensibilizado.O primeiro tema desses foi a Música, pois ontem, conforme a  Lia já relatou no seu blog, assistimos ao concerto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria em comemoração aos 90 anos da mais tradicional loja de calçados de Santa Maria - Casas Eny.Vou me permitir fazer algumas considerações a esse respeito.

Por definição, música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
Muito bem, definido o significado da palavra  música atrevo-me a dizer que estamos numa entre safra musical onde, conforme a definição, os efeitos sonoros não são nem tão harmoniosos e nem tão estéticamente válidos embora continuem sendo transmitidos através da voz ou de instrumentos musicais.
Evidentemente que gosto não se discute assim como política, religião e paixão futebolística, mas ouso dizer que há muito pouca produção musical de boa qualidade e, se as há, não são divulgadas pela grande midia.
Vivemos a era do descartável, do lucro fácil e a boa música é atemporal.
Percebi que na plateia do Auditório do Colégio Santa Maria, onde foi realizado o concerto, havia um bom número de jovens, possivelmente alunos do Curso de Música da nossa universidade, embora tivessem um visual bem moderno, estavam atentos ao espetáculo. Esses, se não forem tragados pelo consumismo poderão representar a esperança de termos, no futuro, bons espetáculos musicais. 

5 comentários:

  1. Que linda noite vocês viveram por lá e que bom ver jovens nesses eventos,não? Falar de música sempre é legal! bjs, chica e lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia bom tema a ser abordado. Como bem disseste, nós presenciamos boa música e os jovens que lá estiveram, que a preservem...
    Bom dia, abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia,
    Quem sabe interpretar uma boa música é uma pessoa calma e equilibrada em todas as decisões de vida.
    Minha cidade é pequena, mas tem de tudo e eu vou aplaudir as maravilhas musicais.
    Não perco uma peça de teatro.
    Quando postar pode me avisar por e-mail, pois seu blog não sobe a minha lista, não é só o seu.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  4. Sonia, você tem razão em relação à nossa produção musical atual, infelizmente de qualidade questionável.
    Saber de uma plateia formada por muitos jovens é sim um alento, uma esperança.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. OI mamy, não sou muito de orquesta, mas tem muitas musicas lindas que valem muito a pena ouvir. Concordo que a qualidade precisa "subir" porque como é um agrupado harmoniosos de ritmos, penso que a barulheira não cabe! Mas gosto tbm não se discute né!
    É isso, bjs
    Então as blogagens coletivas não estão mais? Pena, agora que eu aprendi rsrsrsr
    bjs

    ResponderExcluir