Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Em tempos de olimpíada.

Quando soube que o Brasil era candidato à sede das Olimpíadas 2016 pensei, assim como a grande maioria dos brasileiros, que não devíamos sediar um evento deste porte, que o dinheiro que seria investido deveria ser investido em saúde, segurança, habitação, enfim em melhorias para a condição social e econômica do povo brasileiro. Pois bem, o Brasil venceu a disputa e tornou-se sede dos Jogos Olímpicos 2016.
Então pensei: agora é fazer bem feito. Uma abertura maravilhosa a despeito do medo de que virasse só em carnaval.Parece que assim está sendo, digo, parece, porque muitas vezes a mídia deixa de divulgar os problemas para não prejudicar a imagem do país - sede.
Ouvi de algumas pessoas que a performance do Brasil na Olimpíada seria um fiasco, que não conseguiríamos medalhas, enfim, nossa participação seria vergonhosa. Sempre que ouvia esse comentário respondia: não temos tradição de grandes performances, não temos estrutura olímpica.  Mais importante do que as medalhas é conseguir realizar um grande evento, sem grandes problemas e os que surgirem possam ser solucionados rapidamente sem prejuízo para os participantes, importante mesmo é que nossa imagem frente ao mundo seja de um grande país, de um grande povo.
Já comentei em postagem anterior que sou de família ligada aos esportes: meu pai foi goleiro profissional civil e militar, frequentávamos os estádios desde muito cedo, casada, meu marido era jogador de futsal, eu joguei vôlei e pratiquei atletismo no colégio e na universidade. Meus filhos são todos esportistas de futsal e vôlei. Depois disso tudo, devo dizer que estou maravilhada assistindo jogos, disputas, pódios, lágrimas, sorrisos, recordes, decepções ( algumas nossas), outras surpresas (nossas também)
Oxalá, depois de encerrados os jogos, restem na nossa memória só boas coisas e que nossas autoridades sintam o quanto o esporte pode fazer pelo nosso país, e para toda a humanidade.
Sei que a violência não acabou, que os hospitais estão abarrotados, que há gente dormindo nas ruas, crianças abandonadas, que em Brasília devem estar  votando coisas de que saberemos só depois dos jogos mas permitam-me alienar-me por um tempo, como brasileira amante do esporte, eu preciso, eu mereço.
Respeito todas as posições em contrário.

3 comentários:

  1. A festa foi bonita, está tudo aparentemente dando certo. Os turistas ( menos os chatos) estão adorando e falando em voltar. Realmente a hora pro Brasil não é pra esse evento, há tanto pra fazer.Mas não podemos deixar de ver o que deu certo.E parabéns aos atletas ,aqueles que realmente se esforçaram e mostraram resultados! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia,
    O Brasil poderia fazer m ais bonito ainda, mas não tem o respaldo do governo ou treina ou trabalha ou estuda. Estudar precisa, mas aqui é o contrário: estuda, treina nas horas vaga e trabalha.
    A abertura da copa foi a mais linda que já vi. O Brasil fez mais do que podia.
    Por que não abrem uma conta bancária para as Olimpíadas para ajudar os "pobres brasileiros"?
    Se assim fosse"brasileiro", seu rico dinheirinho iria trazer mais medalhas para o Brasil.
    Um pais que não acredita nas potencialidades dos seus atletas é um fracassado, pode pegar as malas para o Iraque.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  3. Muito boa cronica critica Sonia. Sou dos que não gostam de ver o país envolvido em grandes eventos em detrimento de nossas condições sociais cada vez piores e assistindo um turbilhão de corrupções dos políticos. Mas já que veio que façamos o melhor e mais bonito. E assim tem sido. Acompanho tudo que posso por gostar e ser esportista e ex jogador profissional de futebol.Temos pontos altos nestas Olimpíadas que ficarão cravados na historia do esporte e dos jogos olimpicos. A policia tem feito um bom trabalho.
    Lamentável o caso dos nadadores numa tentativa de apagar seus erros para com suas delegações, alegarem roubo e assalto nas ruas. Bom que a policia treinada trabalhou bem e eles vão ter que se retratarem.
    Enfim acho que teremos um fechamento de ouro.
    Um abração com carinho.

    ResponderExcluir