Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Há exatos 6 anos e 3 dias.



Foi no dia 17 de novembro de 2011 que fiz minha primeira consulta com o Dr. Juarez Chiesa - Oncologista - portanto, completamos 6 anos e 3 dias de tratamento.
Hoje compareci à consulta com o ânimo de quem esperava uma boa notícia. 
Na sala de espera, sentou-se ao meu lado uma senhora triste, ansiosa comentando sobre o tratamento que iniciara semanas atrás. Enfraquecida, abalada emocionalmente com as sessões de quimioterapia que vinha fazendo. Senti que devia passar minha experiência para ela. Disse-lhe que em momento algum esmoreci e de como é importante manter o bom humor, a alegria e o convívio com familiares e amigos.Os sintomas que ela referiu como efeitos colaterais da medicação tinham sido os mesmos que me aconteceram, disse-lhe que eles passarão e que ela voltará a se alimentar bem outra vez e recuperar o peso perdido. Conversamos, ouvi todas as suas queixas  cheias de razão, até que fui chamada para a consulta.
Nas palavras do Dr. Juarez a confirmação: - vou lhe dar mais 6 meses de tratamento e vou liberá-la. Difícil conter a emoção, ele percebeu quando lhe disse: Vim à consulta com esta  expectativa.
 Consegui com o meu comentário arrancar um sorriso do médico mais sisudo que já conheci. Senti no sorriso dele a satisfação pelo trabalho bem feito, manifestei meu agradecimento pela dedicação até aqui.Comentei com ele sobre a minha conversa com a paciente na sala de espera e do que lhe tinha dito sobre como venho encarando o tratamento, pasmem, sorriu mais uma vez e acrescentou que metade da cura depende exatamente de como encarar o diagnóstico e o tratamento.
Na saída, procurei pela senhora com quem conversei, abracei-a, perguntei-lhe o nome, disse-lhe o meu e mais algumas palavras de encorajamento que ouviu agradecendo e sorrindo. Ao lado dela outra paciente, nos olhou e nos acompanhou no sorriso.
Devo ter parecido estranha para aqueles com quem cruzei no caminho de casa pois não conseguia esconder a minha alegria. Claro, estou consciente de que a cura ainda não veio mas virá, com certeza.
Poderão surgir outras situações mas elas serão encaradas com a mesma fé e coragem que me trouxe até aqui.
Agora só falta o Grêmio ganhar a Libertadores kkk

VAMO QUE VAMO!

7 comentários:

  1. Esta é a Sônia que eu conheço e admiro! Forte, solidária e consciente! Parabéns pelas palavras benditas à senhora que tanto necessitava de encorajamento! O que são seis meses frente seis anos? Felicidades, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Que beleza,Sônia! Sei bem o que é isso e estamos nessa há mais de 6 anos também por aqui. Encarar , não se deixar abater e o meu papel, levantar quem cai e desmonta a cada novo controle dos exames...Uma fase pra esquecer e depois, como tu festejar, festejar muito! Felicidades! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tu és um exemplo a ser seguido. Em tudo que faz coloca dedicação e amor, por isso não nos surpreende sair dessa mais forte e com ânimo renovado. Somos imensamente gratos ao Dr. Juarez, a Deus e pricipalmente a ti que sempre olhou essa guerra como ganha apesar dos temores. Beijos mãe, muito feliz que estamos!

    ResponderExcluir
  5. Vocês são a força que eu preciso, sempre! Amo vocês acima de qualquer coisa e se puder ser um exemplo a ser seguido tudo valeu a pena.
    Beijo no coração de cada um: Carla, Leandro,Ana Paula e Eduardo.
    Obrigada pelas palavras, filho amado!

    ResponderExcluir
  6. Oi minha amiga querida...que bom ouvir essa noticia. Parabéns pelo teu otimismo e pela força! Abraços...

    ResponderExcluir
  7. Que noticia boa Sonia!
    Que assim seja cada mês de recuperação e possa no sexto mês, receber a noticia, que tanto espera e que nos alegra.
    Passar para o outro incentivo é o minimo que podemos fazer e você fez belamente à senhora deprimida. É preciso força e fé para sobreviver.
    Cuide-se e seja feliz.
    Meu carinho no abraço.

    ResponderExcluir