Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sexta-feira, 8 de junho de 2012

As contradições que acompanham o frio.

Estamos em pleno outono, o inverno que só começa no dia 22 de junho, portanto daqui há 13 dias, se anuncia rigoroso. A imagem que vemos reproduz a geada que se formou sobre os campos de Santa Maria e região nesta madrugada que passou.
 Café, chocolate quente, fondue, sopa, mocotó, amendoim torrado, pinhão assado na chapa são delícias que ajudam a suportar o frio ao lado dos mantôs, cashemeres, cachecóis, botas, pantufas, polainas, chapéus e outros tantos acessórios que nos fazem elegantes e charmosos. O toque romântico  do inverno fica por conta do fondue, de um bom vinho, do fogo na lareira e de uma boa companhia. 
Ao lado dessas maravilhas temos também a outra dimensão do frio, a da falta de agasalho, da fome, do ter que dormir amontoado para se aquecer, quem sabe até tomar uns goles de cachaça para aguentar a friagem. Triste contraste, aquilo que para uns inspira e é romântico para outros significa tristeza, desalento e esperança de que as campanhas que são feitas anualmente possam trazer um pouco mais de calor, o calor humano que espanta o frio da pobreza, da necessidade, do desamparo. 
Olhemos nos nossos roupeiros que, assim como o meu, por certo está abarrotado de roupas que, por não mais estarem na moda, ficarão guardadas para quem sabe nunca mais serem vestidas.
O desapego, nestas horas é mais do que uma atitude pessoal para abrir espaço para novos rumos, é imperioso e vai amenizar a falta de agasalho para este inverno que se anuncia como muito rigoroso.
Procuremos os postos de arrecadação. Vamos fazer um mutirão contra o frio, agasalhemos tantos quantos forem possíveis para podermos curtir as maravilhas que o frio proporciona e curtirmos sem remorsos esta linda e contraditória  estação que é o inverno.

4 comentários:

  1. Olá Sonia,
    Perfeita essa sua colocação, se temos mais e vamos comprar novos, porque não doar o q nem vamos usar mais? Alguns até utilizam como pano de chão para lustrar o piso ... devemos ser mais humanitários com nosso semelhante ... com certeza não nos faltará nada ...

    Um ótimo final de semana pra você e seus entes amados ...

    Abraços!
    RioSul

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Sonia. Eu gosto de frio, desse friozinho aquí do Rio...ehehehe que não passa de 17 graus no máximo!
    Mas aquí também penso nos moradores de rua que sofrem nessa época, ainda mais quando chove.
    Sempre dôo as roupas de frio do pessoal aquí de casa, afinal, guardar prá quê? Se não usei inverno passado, não usarei neste, é melhor doar. Fora que doar faz bem à nosso coração também, nos sentimos solidários e mais humanos...bjssss

    ResponderExcluir
  3. Aquí, en cambio, en España, estamos en primavera y dentro de poco comenzará el verano, pero todo llega y todo pasa, aunque las estaciones que más me gustan son las del verano.

    Un beso.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sonia que tal fazer a arrecadação via EA? Acho que será muito produtiva. E já tenho 7 pares de meínhas de lã prontinhas para levar no HUSM.
    Até...e abç

    ResponderExcluir