Um espaço para compartilhar ideias, momentos, informações, carinhos e emoções!!


sábado, 5 de janeiro de 2013

Cupins, aí vamos nós!

Uma das consequências de se ter móveis antigos ou morar em apartamentos (casas) antigas ou próximo de imóveis velhos é a possibilidade de sofrermos uma invasão de insetos pequenos parecidos com formigas, com formas aladas e que adoram celulose - os cupins. Cansada de varrer aquela "areiazinha" no pé dos móveis ou no interior de gavetas resolvi fazer uma descupinização. É um processo que exige que se esvazie os armários, gavetas, prateleiras, enfim, todo o espaço que, por ventura, possa conter estes indesejáveis bichinhos. Alguns conhecidos já me alertaram que a desinfestação não é definitiva pois os insetos são resistentes ( alguém já disse que somente os insetos habitarão a Terra daqui  há algum tempo). Meu apartamento de "arrumadinho" hoje abriga  um sem número de caixas, sacolas, pilhas de roupas, sapatos, enfim tudo aquilo que estava nos armários, agora está fora deles. Sairemos de casa amanhã, domingo pois a descupinização será feita na segunda-feira, 7/1. Voltaremos para casa na sexta feira,11/1, portanto ficarei mais uns dias afastada da blogosfera. No meu retorno, vou aproveitar para exercitar o desapego pois o que eu tenho de coisas guardadas e inúteis ou, pelo menos, desnecessárias vocês nem podem imaginar.

Vejam algumas considerações sobre estes insetos, retiradas do site Sentricon Brasil:

"Os cupins existem na Terra há muito mais tempo que o próprio homem. Restos fossilizados destes insetos já foram encontrados em formações geológicas datadas de 55 milhões de anos. Durante todo este período, os cupins têm desempenhado um papel fundamental na natureza, na decomposição de matéria orgânica, contribuindo para a incorporação de nutrientes e fertilidade do solo.

No entanto, desde que o homem começou a construir habitações e outras estruturas de madeira, é que se conhecem os danos causados por este inseto. A própria denominação "cupim" é mais antiga que o Brasil, tendo sua origem na língua Tupi e significando "montículo", em referência ao formato do ninho de uma determinada espécie de cupim encontrado no interior do Brasil.

É interessante frisar, porém, que existem muitas espécies de cupins e sua fonte de alimento pode variar bastante - existem cupins que comem raízes de plantas ou fungos, por exemplo. Assim, é importante saber identificar a espécie a ser controlada, diferenciando cupins que não causam prejuízos ao homem (úteis na manutenção da cadeia alimentar na natureza) dos cupins que causam danos ao patrimônio privado, histórico ou cultural do homem."

9 comentários:

  1. Olá Sonia amiga
    Muito boa matéria, muito bom saber sobre esses insetos que sempre nos causa transtornos por vezes irreparáveis as nossas vidas ( moveis )

    Abraços,
    BBão

    ResponderExcluir
  2. Excelente post,Sonia.

    Ficamos conhecendo um pouco sofre esses danadinhos!

    E desapegar_se de coisas é excelente!

    Fiz isso em dezembro,antes do Novo Ano!


    Linda semana e breve retorno


    Bjs

    Donetzka

    ResponderExcluir
  3. A praga mais difícil de eliminar. Quando vejo um já entro em polvorosa. parabéns pelo post informativo.

    Bj

    ResponderExcluir
  4. É uma praga com certeza em Araraquara devido ao grande numero de arvores antigas tem muitas casas que estão sofrendo com este problema, acredito que uma atitude tem que ser tomada o mais breve possível, retirar as velhas arvores, eliminar colonias, dedetizar as casas e plantar arvores novas....mas sei não, afff

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhh ninguém merece esse inseto dentro de casa, no Paraná onde eu morava na casa tinha muito, nem bem eu acabava com uns e já tinha em outro locar ... Isso é stressante com certeza.

    Boa semana amiga sonia

    Abraços
    Thiago
    RioSul

    ResponderExcluir
  6. Uma praga esses bichos né.....Te desejo tudo de muito bom nesse ano novo....Felicidades amiga

    ResponderExcluir
  7. Cupim só é bom na natureza, pelo menos eu penso que deve ser!
    Aqui em casa tem, e a porta do armário caiu a dobradiça.
    Um problema sério.
    Espero que o resultado da descupinização seja eficiente, e você volte para sua casa livre desse problema.
    até mais
    Zizi

    ResponderExcluir
  8. Oi Sonia, finalmente consegui entrar um pouco mais na internet e acessar blogs.
    Lendo tua postagem de hj, só tenho a te dizer: perdi 2 guarda-roupas , mesa, armário aéreo e mesinha de apoio, aqui na praia...graças a esses bichinhos...
    Hj estou adepta do plástico e de móveis de MDF, que , dizem , os cupins não gostam...Espero q seja verdade e que não precise comprar tudo de novo...
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
  9. todo ano vejo uma rovoada dessas coisinhas aqui rs
    apesa de saber do estrago que fazem, não consigo me ater aos destruidores pois acho muito legal tantas asinhas se debatendo pelo ar, e vejo o quando são a mais que simples cupins, vendo passarinhos e lagartixas comendo-os percebo que são parte do ciclo da vida! :)

    aproveitando quero te convidar pra participar do sorteio que estou fazendo lá no meu blog, é de uma "agenda" com folhas envelhecidas ;)

    ResponderExcluir